Roteiros
Atrativos Enológicos


O Vale dos Vinhedos abriga mais de três dezenas de viní­colas de diferentes portes, passando pelas pequenas cantinas familiares, vinícolas boutique e também grandes grupos com participação internacional.

Essa diversidade reflete a força dos vinhos aqui elaborados, reconhecidos pela qualidade.
Todas as empresas estão de portas abertas durante os 365 dias do ano. Cada uma oferece uma forma diferente de entrar em contato e conhecer um pouco mais do inebriante mundo vitivinícola.

OBS: As opções devem ser verificadas nos empreendimentos, como vinícolas e hotéis instalados no Vale dos Vinhedos. Para visitas tradicionais, necessário agendamento para grupos acima de 15 pessoas. Para eventos especiais, necessário agendamento antecipado independente do número de pessoas.


Passeio nos parreirais e programação de colheita de uvas
Realizada no período da colheita da uva, que vai do final de janeiro à meados de março.


Festa da Vindima
Junto com as maioria das vinícolas instaladas no roteiro, grupos de música e a própria comunidade, o Vale dos Vinhedos organiza uma grande festa para comemorar a abertura oficial do período da colheita. A data é móvel, pois depende do comportamento da safra que muda de ano a ano, conforme as condições climáticas. Entretanto, ela sempre é realizada entre o final de janeiro e início de fevereiro no salão da Comunidade do 8 da Graciema, sendo coordenada pelo Hotel Villa Michelon.
Nos finais de semana entre janeiro e março, festas da Vindima também são realizados pela vinícola Casa Valduga e Hotel & SPA do Vinho.


Cursos de degustação de vinhos
São realizados desde cursos básicos, com poucas horas de duração, assim como degustações de safras especiais ou com conteúdos bastante extensos, com duração de um dia ou mais. Estes cursos são ofertados pelas vinícolas, hotéis e restaurantes do Vale de acordo com calendário individual próprio, sendo necessário consultar disponibilidade com os empreendimentos.
Miolo Wine Group, Casa Valduga e Vinícola Aurora oferecem cursos semanalmente, mediante agendamento antecipado.

Refeições harmonizadas
Os restaurantes e mesmo os hotéis costumam realizar almoços ou jantares harmonizados em feriados ou em datas específicas. Também se dispõem a organizar este tipo de refeição mediante agendamento prévio para grupos. As datas e agendamentos devem ser feitos diretamente com os empreendimentos. Para saber mais sobre cada empreendimento, acesse o link "Emprendimentos" neste mesmo site.


Visita guiada às áreas de processamento de vinhos
Este tipo de visitação é um dos grandes diferenciais do Vale dos Vinhedos em relação aos demais roteiros mundiais de enoturismo. A visitação é oferecida pela maioria das vinícolas instaladas no roteiro, está disponível durante todo o ano e não é necessário agendamento prévio, a não ser para grupos com mais de 15 pessoas. Neste caso, é obrigatório o agendamento com os empreendimentos para que possam se preparar adequadamente para recebê-los.


Degustação orientada de produtos
Assim como a visita guiada, a maioria das vinícolas oferece a degustação de seus produtos, estando disponível durante todo o ano e sem necessidade de agendamento para pequenos grupos (para grupos com mais de 15 pessoas, o agendamento é obrigatório). As degustações normalmente são realizadas por enólogos, sommeliers ou profissionais capacitados para esta atividade. Algumas vinícolas cobraram taxas que variam entre R$ 10 e R$ 25 por pessoa, que inclui a visitação. O valor que pode ser reembolsado com a aquisição de produtos nos próprios empreendimentos ou o visitante recebe um brinde.



Voltar