Notícias
26.04.2011 - Vale dos Vinhedos apresenta regras da D.O


Com o processo em fase final para registro no INPI, a Aprovale realiza a primeira apresentação pública e divulga os rótulos que irão compor a Denominação de Origem de vinhos do Brasil

O Encontro de Vinhos Off e a Expovinis Brasil 2011 serviram de palco para a apresentação das regras e dos rótulos que irão compor a primeira Denominação de Origem (DO) brasileira. As ações realizadas visaram informar ao mercado o que os aguarda quando a certificação for outorgada pela Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Além das apresentações das regras e dos rótulos, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) realizou um brinde no Brazilian Sparkling Lounge com os vinhos aprovados através dos procedimentos previstos na regulamentação da futura DO e que aguardam para serem disponibilizados ao mercado.
 
O terroir dos vinhos do Vale já é reconhecido  graças aos parâmetros de qualidade aplicados pelas vinícolas a partir da certificação da Indicação de Procedência. A DO, por sua vez, representará a evolução deste padrão, levando à público o potencial e a maturidade produtiva das vinícolas do Vale dos Vinhedos. O presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, que acompanhou as atividades, observa que, em função do público especializado do evento, a participação na Expovinis teve grande importância na consolidação da imagem do Vale dos Vinhedos como produtor de vinhos de alta qualidade. “A D.O. fortalecerá ainda mais a identidade dos vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos, já reconhecida em 2002 no Brasil com a conquista da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos”, destaca.

Dirigida a jornalistas especializados e convidados, a apresentação das regras e dos vinhos que irão compor a D.O. Vale dos Vinhedos foi realizada na terça-feira (26), na sala de programação paralela da Expovinis. No dia seguinte foi a vez de reunir convidados vips em um coquetel no Brazilian Sparkling Lounge. Ainda no dia 27, o Vale marcou presença no Curso de Degustação com Espumantes através do projeto Vinhos do Brasil.

Aproveitando o evento, a Aprovale também lançou o Manual da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos. A iniciativa visa esclarecer e consolidar os conceitos de Indicação Geográfica (I.G.), Indicação de Procedência (I.P.) e Denominação de Origem (D.O.). Cabe destacar que esses conceitos na Europa já estão internalizados pelo mercado consumidor por serem utilizados há séculos, enquanto que no Brasil ainda são relativamente recentes, pois o reconhecimento da primeira I.G. ocorreu em 2002. Em uma linguagem simples e acessível, a publicação traz as regras da D.O. e os benefícios que o consumidor e também a comunidade do Vale dos Vinhedos ganham com a certificação.

Na feira de expositores, o Vale dos Vinhedos estará representado na Expovinis por nove vinícolas, sendo três com estandes próprios e quatro com estandes inseridos no espaço Vinhos do Brasil, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). São elas: Almaúnica, Casa Valduga, Cooperativa Aurora, Dom Cândido, Don Laurindo, Marco Luigi, Miolo, Pizzato e Wine Park.





Voltar