Notícias
06.06.2011 - Um filó regado a vinhos finos


Cantoria, jogos, produtos coloniais e muita alegria têm encontro marcado no dia 11 de junho na Capela das Neves, Linha Leopoldina

Se existia algo que os imigrantes italianos sabiam fazer muito bem, além de trabalhar, era se divertir em família. Nas noites de filó eles se reuniam para cantar, dançar, jogar carta, saborear produtos coloniais e, é claro, beber um bom vinho. Isso tudo poderá ser revivido no 1º Filó Vale dos Vinhedos, que acontecerá no dia 11 de junho no Salão da Capela das Neves – Linha Leopoldina - km 6, a partir das 20h, com a participação de 14 vinícolas.
 
Como nos velhos tempos, a receita é muita alegria e diversão. O Filó, que deverá se repetir de forma itinerante percorrendo as diversas comunidades que integram o Vale, tem o propósito de fortalecer os grupos sociais, buscando uma maior aproximação com a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). Aliás, foi também com este objetivo que a entidade criou a Diretoria de Relações Comunitárias, representada por Jandir Crestani, justamente para fortalecer o relacionamento com os moradores do Vale, apoiando e participando das ações locais. Os recursos provenientes da realização do Filó serão utilizados na criação da Associação Comunitária Vale dos Vinhedos.
 
Coordenado por Crestani, o Filó será animado pela Banda Rei Sol com participação de Lilian e Carina, mas a cantoria também estará presente na voz dos corais da região que estarão interpretando canções típicas em dialeto vêneto. O vinho brindará cada momento da festa e para isso 14 vinícolas que integram o roteiro já confirmaram participação, sendo elas: Aurora, Batistello, Casa Valduga, Cavas do Vale, Dom Cândido, Don Laurindo, Larentis, Lídio Carraro, Marco Luigi, Milantino, Miolo, Pizzato, Terragnolo e Torcello. “Este será um Filó regado a vinhos tintos, nos moldes do Vale dos Vinhedos”, comemora Jandir Crestani, que espera contar com a maciça participação das comunidades.
 
A programação inclui, ainda, um cardápio típico italiano com direito a copa, queijo, salame, cuca, pão colonial e grostoli. Isso sem contar o jogo de carta e mora. Os ingressos do evento podem ser adquiridos por R$ 16,00 na sede da Aprovale, diretamente com Jandir Crestani na Pousada Ca’Di Valle ou no local do evento. O 1º Filó Vale dos Vinhedos tem o apoio da Aprovale.
 
SERVIÇO
O que? 1º Filó Vale dos Vinhedos
Quando? 11 de junho de 2011
Onde? Capela das Neves – Linha Leopoldina km 6
Horário: 20h
Ingresso: R$ 16 por pessoa
Cardápio: copa, queijo, salame, cuca, pão colonial, grostoli e vinho
Animação: Banda Rei Sol com participação de Lilian e Carina





Voltar