Notícias
28.06.2011 - Degustando o inverno


Na estação mais fria do ano empreendimentos do roteiro oferecem quentes atrações para aquecer os mais de 70 mil turistas que deverão visitar a região, seduzidos pelo vinho. Programação inclui abertura de atelier de arte e exposição fotográfica

O Vale dos Vinhedos é atração o ano inteiro. Entretanto, é no inverno que o roteiro registra seu maior fluxo de turistas, atraídos pela perfeita combinação: frio e vinho. Enquanto os parreirais hibernam sobre os vales, o vinho que já está nas garrafas espalha aromas e sabores no aconchego das vinícolas, no conforto dos hoteis e pousadas e no calor dos restaurantes. Presente em cada ambiente do Vale, o vinho é capaz de aquecer o mais frio dos invernos.
 
Para receber os mais de 70 mil visitantes aguardados na estação mais fria do ano, os empreendimentos que integram o Vale dos Vinhedos apostam numa programação diversificada e exclusiva. Afinal, que outro roteiro enoturístico do Brasil oferece a possibilidade de visitar mais de 30 vinícolas num cenário que enaltece a cultura do vinho em todos os seus aspectos?
 
Vinícolas familiares contornam o mapa da região oferecendo visitas guiadas, cursos de degustação e jantares harmonizados. Para completar, a comodidade e a tranqüilidade de hoteis e pousadas peculiares, verdadeiros refúgios para quem deseja descansar longe dos grandes centros urbanos. Isso tudo, é claro, sem deixar de lado a modernidade e o conforto da rede hoteleira.
 
Nos restaurantes distribuídos pelo Vale, o vinho harmoniza com a comida típica italiana e a alta gastronomia. As opções iniciam com a tradicional sopa de capeletti, o galeto e a massa, passando por cardápios exóticos, até chegar à alta gastronomia. Entre um passeio e outro também é possível se deliciar com a paisagem da região, um estímulo a mais para quem procura se aproximar da natureza.
 
Novidades culturais
Quem visitar o Vale dos Vinhedos no mês de julho também poderá conhecer a loja do Atelier Refúgio da Colina da artista Cláudia Giordani e a ‘Exposição Janelas do Olha’r. A inauguração das novas instalações do Atelier acontecerá dia 1º de julho. A grande novidade é a abertura da loja e o lançamento da ‘Coleção Raízes – O Vale nas Quatro Estações’. São peças de mesa todas feitas em cerâmica, algumas com acabamento em esmalte. O local estará aberto aos visitantes a partir do dia 2 de julho.
 
A exposição itinerante Janelas do Olhar convida a viajar pelo mundo da fotografia fine art, sob o olhar do fotógrafo Wagner Meneguzzi. As 12 paisagens culturais que retratam o Vale dos Vinhedos e outros cenários do interior de Bento Gonçalves no Outono e no Verão estarão expostas na sede da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) a partir da segunda quinzena de julho, das 8h às 17h.





Voltar