Notícias
27.09.2011 - Maior participação na representatividade da safra


Dos 118 vinhos mais representativos 34 são do Vale dos Vinhedos, um aumento de 73% em relação ao ano passado. Três deles estão entre os 16 selecionados.

Os vinhos do Vale dos Vinhedos aumentaram sua participação na representatividade da safra. A 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011, realizada no sábado, 24, apresentou os 118 vinhos classificados entre os 30% mais representativos. Destes, 34 são do Vale dos Vinhedos, uma presença 73% maior que a registrada na edição do ano passado quando 19 amostras foram classificadas. Três destes 32 vinhos figuram entre os 16 vinhos selecionados para o evento.
 
A maior expressão do Vale dos Vinhedos na Avaliação, representada por amostras de oito vinícolas do roteiro, ficou com os tintos (19), seguidos pelo base espumante (9) e brancos (6). A maioria destes vinhos começará a chegar ao mercado a partir de 2012. Já os brancos poderão ser degustados pelos consumidores ainda este ano.
 
Para o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Rogério Carlos Valduga, a qualidade reconhecida é fruto do trabalho conjunto de viticultores e vinicultores do roteiro. “Nos últimos 16 anos investimos e evoluímos em viticultura e enologia. Reconvertemos vinhedos sempre priorizando a qualidade. O resultado não poderia ser outro. Nossos agricultores e vinícolas estão de parabéns”, destaca.
 
A degustação de seleção das 383 amostras de 72 vinícolas foi realizada por 120 enólogos. O resultado foi apresentado para um público de 820 apreciadores de 18 estados brasileiros e oito países. Números que posicionam a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 como a maior de todas. O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Enologia (ABE).
 
Amostras selecionados entre as 16 degustadas na Avaliação Nacional de Vinhos
Almaúnica                          Syrah
Aurora                               Riesling Itálico
Casa Valduga                     Chardonnay
 
Vinícolas associadas à Aprovale com vinhos classificados
Almaúnica                          4 tintos
Aurora                               6 tintos, 4 brancos e 2 base espumante
Calza                                 1 branco
Casa Valduga                     4 tintos e 3 base espumante
Chandon                             2 base espumante
Dom Cândido                      2 tintos
Miolo                                  3 tintos e 2 base espumante
Pizzato                                1 branco

 





Voltar