Notícias
Crianças do Vale dos Vinhedos plantam árvores para recuperar margens dos arroios


Ação promovida pela Abepan e pela Escola Municipal Lóris Antonio Pasquale Reali integra o projeto “Meio Ambiente, Educação e Sustentabilidade”

Os alunos da Escola Municipal Lóris Reali, localizada no Vale dos Vinhedos, e membros da comunidade recebem neste sábado, dia 26 de novembro, 500 mudas de árvores que serão plantadas em diversos pontos do roteiro. A proposta é recuperar as margens dos arroios cujas matas ciliares nativas foram devastadas. A ação integra o projeto “Meio Ambiente, Educação e Sustentabilidade”, que vem sendo desenvolvido desde o início do ano. A iniciativa é de autoria da Associação Bentogonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (Abepan) e da Cooperativa Vinícola Aurora, responsável pela doação das mudas, sendo apoiada pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).

Os alunos, com o apoio da professora de Geografia, mapearam as nascentes e o percurso dos rios a fim de identificar os melhores pontos e orientar o plantio. Pais, professores e comunidade estarão participando da ação voluntariamente, liderados pela Abepan e direção da escola, além do apoio da subprefeitura do Vale dos Vinhedos. As mudas podem ser retiradas na escola também por outras pessoas interessadas em participar da ação, com a diretora Cecília Luiza Parazzi de Andrade Oliveira. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3459.1347.

 

O objetivo do projeto é inserir toda comunidade escolar – alunos, professores, pais e comunidade do Vale dos Vinhedos – num processo de formação teórico-prática. Durante o ano foram realizados diversos momentos de reflexão e ações em torno do tema, favorecendo o bom relacionamento entre os elementos da natureza sempre buscando o equilíbrio ambiental. Palestras e atividades extra curriculares foram viabilizadas por parceiros como a Aprovale, por exemplo, que ao envolver a comunidade escolar esclareceu dúvidas sobre a Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos reunindo os envolvidos no dia 16 de novembro.

 

Compartilhando da mesma ideia, a Aprovale participa como um agente de cooperação, contribuindo para uma maior conscientização de todos, especialmente dos alunos. A intenção é conscientizar os moradores locais sobre a responsabilidade que é viver e cuidar do seu local, o Vale dos Vinhedos.





Voltar