Notícias
22.12.2012 Granizo não atingiu Vale dos Vinhedos


Ameaça de estiagem foi abandonada graças à chuva e produtores projetam excelente safra

O granizo registrado na Serra Gaúcha na última semana não atingiu a região do Vale dos Vinhedos. A safra da uva para 2012 segue dentro dos padrões de normalidade e a programação festiva oferecida pelos empreendimentos do roteiro para o período da colheita está mantida e tendo grande procura por parte dos turistas.

Os parreirais estão carregados de cachos e as variedades viníferas, que resultam nos vinhos finos de excelência do Vale começarão a ser colhidas no final de janeiro, anunciando uma grande vindima com intensa programação, através de atrativos que integram vinícolas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Paralelamente, a precipitação de chuva registrada nos últimos dias chegou em boa, tranqüilizando os produtores de uva do roteiro em relação à perspectiva de ocorrência de estiagem.

De acordo com o diretor Técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), enólogo Daniel Dalla Valle, as chuvas de dezembro amenizaram o problema da estiagem, indicando uma safra excelente. “Estamos nos encaminhando para uma safra de ótima qualidade”, destaca. Segundo ele, a colheita deverá iniciar no final da primeira quinzena de janeiro estendendo-se até a metade de março. Graças às condições climáticas favoráveis, os vitivinicultores do Vale estão bastante otimistas quanto à safra 2012. Se o tempo não sofrer nenhuma alteração mais intensa até o momento da colheita, a uva deve ser de ótima qualidade.

É no período da vindima – de janeiro a março – que os visitantes do Vale têm a oportunidade de viver múltiplas experiências em torno da cultura do vinho. Além de participar da colheita da uva, visitar vinícolas e degustar vinhos e espumantes, também é possível saborear a diversidade gastronômica da região e desfrutar do conforto dos hotéis e pousadas. São jantares harmonizados, cursos de degustação, passeio em meio aos parreirais, um dia de colheita, piquenique do vinho, filó italiano, ciclo de cinema com filmes relacionados ao enoturismo e muito mais.

Consulte a programação completa no site www.valedosvinhedos.com.br.

Foto: Gilmar Gomes





Voltar