Notícias
19.01.2012 Tudo pronto para a abertura da vindima no Vale dos Vinhedos


Vinícolas, hotéis e restaurantes apostam na colheita da uva e lançam atrativos diferenciados para o período que deverá atrair mais de 50 mil visitantes

O aroma das uvas está em todo lugar. Vinhedos carregados de uvas, vinícolas à espera de uma doce safra, hotéis e restaurantes preparados para receber turistas. Esta é a rotina vivida pelo Vale dos Vinhedos. O calendário de atrações inicia com a Abertura Oficial da Vindima no dia 28 de janeiro e segue até março, quando os últimos cachos são colhidos. A expectativa é de que mais de 50 mil turistas visitem o roteiro neste período para participar de um dia de colheita, amassar as uvas com os pés, se divertir com a alegria do filó italiano, cantar e dançar com corais, saborear produtos coloniais ou jantares harmonizados, passear entre os vinhedos e, é claro, degustar uvas, vinhos e espumantes.

Ao chegar ao Vale dos Vinhedos o turista se depara com uma paisagem de tirar o fôlego. O verde predominante dos vinhedos dá espaço às tonalidades de uvas que também exalam perfume, espalhando aromas pelos vales. Uma excelente dica é passear entre os parreirais e degustar as uvas já maduras. Também é possível participar de um dia de colheita, visitar e degustar vinhos e espumantes das mais de 30 vinícolas que fazem parte da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).

Mas não são só as vinícolas que se preparam para o período. Atrações é o que não faltam. Os hotéis oferecem pacotes especiais que além de facilitar a hospedagem também evidenciam a colheita com uma programação que inclui jantares harmonizados, cursos de degustação, passeios pelos vinhedos, ciclo de cinema e happy hour. O mesmo exemplo é seguido pelos restaurantes que lançam cardápios diferenciados e com preços atraentes.

A Abertura Oficial da Vindima no Vale dos Vinhedos, programada para o dia 28 de janeiro, é uma promoção do Hotel Villa Michelon, com o apoio da Aprovale. As atrações da Vindima no Vale dos Vinhedos integram a programação do Bento em Vindima.

PROGRAMAÇÃO

Abertura Oficial da Vindima do Vale dos Vinhedos
Local: Hotel Villa Michelon
Dias: 28 de janeiro de 2012
Programação:
- Solenidade de abertura com a colheita de uvas no parreiral modelo do hotel, pisa das uvas pela rainha e princesas do Vale dos Vinhedos, celebração religiosa, filó festivo (reuniões tradicionais italianas com comida, música, dança e jogos), jogos típicos italianos, apresentação de coral, degustação de vinhos do Vale dos Vinhedos.
Mais informações: pelo telefone (54) 3459.1800 ou pelo e-mail reservas@villamichelon.com.br.

Festa da Vindima Casa Valduga
Local: Complexo Enoturístico Casa Valduga
Dias: aos sábados, de 28 de janeiro a 10 de março de 2012 e durante o feriado de carnaval
Programação:
- Colazione (café da manhã típico italiano), colheita de uvas, passeio de dindinho, apresentação de coral com realização de sabrage (abertura de garrafas de espumante com antigas espadas) nos parreirais, degustação de vinhos e suco de uva, almoço harmonizado, visita à unidade de maturação, engarrafamento, envelhecimento e caves de espumantes, visita à unidade de vinificação, visita à Capela das Neves com relatos da história da imigração italiana, esmagamento de uva com os pés e jantar harmonizado de encerramento nos parreirais.
Mais informações e inscrições: pelo telefone (54) 2105.3154 ou pelo e-mail reservas@villavalduga.com.br

Dia da Colheita Pizzato
Local: Pizzato Vinhas e Vinhos
Dias: aos sábados, de 28 de janeiro a 10 de março de 2012
Horário: das 10h às 15h
Programação:
- No Dia da Colheita o turista é recebido com chapéus de palha, aventais e bolsas personalizadas como preparação para visita guiada aos parreirais com proprietário da vinícola e às instalações da vinícola com enólogo. A visitação abrange informações sobre o ciclo de desenvolvimento das videiras e as etapas de vinificação. O programa inclui ainda o resgate da pisa das uvas e degustação de vinhos finos. A programação encerra com um almoço harmonizado com vinhos e espumantes.
Mais informações e reservas: pelo telefone (54) 3459.1155 ou pelo e-mail vendas@pizzato.net.

Festa da Colheita Hotel & SPA do Vinho
Local: Hotel e SPA do Vinho Caudalie
Dias: aos sábados, de 4 a 25 de fevereiro de 2012
Programação: Colheita das uvas nos parreirais do hotel, pisa das uvas, apresentação de coral italiano e almoço típico ao ar livre.
Mais informações e reservas: pelo telefone (54) 2102.7200 ou pelo e-mail reservas@spadovinhos.com.br

Jantar harmonizado Hotel & SPA do Vinho
Local: Hotel e SPA do Vinho Caudalie
Dias: às sextas-feiras, de 3 a 14 de fevereiro
Programação: Jantar temático italiano, harmonizado com vinhos do Vale dos Vinhedos
Mais informações e reservas: pelo telefone (54) 2102.7200 ou pelo e-mail reservas@spadovinhos.com.br

Wine Day Miolo
Local: Complexo Miolo Vale dos Vinhedos
Dias: março (definição da data a partir da avaliação do andamento da colheita)
Horário: das 8h30 às 13h30
Programação:
- Curso de um dia onde o participante acompanha a elaboração do vinho desde o vinhedo até a vinícola. Com o acompanhamento dos enólogos e agrônomos da empresa, o visitante participa da colheita das uvas, do recebimento, da elaboração, e também degusta o vinho em todas as etapas do processo. O programa é encerrado com um almoço típico harmonizado com os vinhos e espumantes e entrega dos certificados de participação.
Mais informações e reservas: pelo telefone (54) 2102.1574 ou pelo e-mail thais@miolo.com.br

Happy hour Valle Rustico
Local: Valle Rustico Restaurante
Dias: de quintas aos sábados, nos meses de janeiro, fevereiro e março
Horário: das 18h às 21h
Programação: serviço de aperitivos e antepastos, acompanhados de vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos.
Mais informações: pelo telefone (54) 3459.1162 e (54) 8123.0080 ou pelo e-mail vallerustico@gmail.com

Degustação comentada de Espumantes do Vale dos Vinhedos - Jantar sob as estrelas
Local: Rua Herny Hugo Dreher, Bento Gonçalves
Dia: 17 de fevereiro
Horário: às 18h30
Programação: Degustação comentada por enólogo de cinco espumantes do Vale dos Vinhedos, com e entrega de cartilha informativa e taças personalizadas aos participantes. A ação integra a programação do Jantar sob as Estrelas, evento promovido pela Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves e pelo SHRBS da Região da Uva e do Vinho, com restaurantes da cidade, em que são oferecidos cardápios harmonizados e com mesas ao ar livre.
Mais informações: pelo telefone (54) 3451.9601 ou aprovale@valedosvinhedos.com.br

Ciclo de Cinema Bento em Vindima
Dias: de 20 de janeiro a 9 de março de 2012
Horário: às 19h
Programação: Apresentação de filmes que abordam temática relacionada ao enoturismo em diferentes empreendimentos de Bento Gonçalves, incluindo o Vale dos Vinhedos, seguido por debate mediado por profissional do setor, finalizando com jantar harmonizado.
Mais informações e reservas: nos empreendimentos que abrigarão as sessões do ciclo de cinema.

Data       Filme                                     Local                                      Debatedor                           Debatedor Casa
20/01     Bottle Shock                         Villa Valduga                         Luciana Druzina                   Daniel Dalla Valle
27/01     La Cena                                 Hotel Villa Michelon           Carlinhos Santos                  Rogério Valduga
3/02       O Cozinheiro, o ladrão,      Hotel & SPA do Vinho        Boca Migotto                       Deborah Dadalt
                sua mulher e o amante     
10/02     A Festa de Babette             Dall’Onder Grand Hotel     Giovani Capra                      Conv. Especial
16/02     Um bom ano                        Vinícola Miolo                      Laine Milan                          Conv. Especial
24/02     Mondo Vino                         Farina Park Hotel Luis Henrique Zanini          Conv. Especial
2/03       Jules et Jim                           Vinícola Dal Pizzol               Lissandro Stalivieri              Dirceu Scottá
9/03       Estômago                              Vinícola Miolo                      Christian Bernardi               Conv. Especial

Fotos: Gilmar Gomes





Voltar