Notícias
11.03.2012 - Rústica Vale dos Vinhedos já é sucesso


Prova bate recorde reunindo 323 participantes com idade entre 3 e 69 anos. Segunda edição está confirmada para março de 2013

De bicicleta, a pé ou de carro. O meio não importa, mas todos tinham o mesmo destino: participar da Rústica Vale dos Vinhedos. Das 360 pessoas inscritas, 323 participaram da prova realizada hoje de manhã no Vale dos Vinhedos com trajetos que variaram de 1,6 km a 11 km. O calor temperou a competição que foi harmonizada com a distribuição de suco de uva, água e também da própria fruta da estação: a uva. A Rústica Vale dos Vinhedos marcou o encerramento do Bento em Vindima.

O presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Rogério Carlos Valduga, ficou muito satisfeito com o evento. “Atingimos nossos objetivos e, por isso, estamos muito felizes. Conseguimos divulgar o Vale dos Vinhedos, atraindo pessoas de diversas regiões e, ainda, aliar a prática do esporte com o consumo moderado de vinho e, especialmente, do suco de uva”, avaliou. Segundo Valduga, a rústica entra definitivamente para o calendário de eventos do roteiro. “Vamos aproveitar a motivação dos envolvidos e já programar a segunda edição para março de 2013, garantiu.

A Rústica Vale dos Vinhedos reuniu atletas de 3 a 69 anos de idade. A primeira largada, dos ‘baixinhos’ com idade entre 3 e 9 anos, foi realizada às 9h, totalizando 400 metros. Na sequência largaram os participantes com idade entre 9 e 14 anos que fizeram um percurso de 1,6 km. O grande grupo de 303 participantes, dividido em cinco categorias conforme a idade 15 a 25, 26 a 37, 38 a 49, 50 a 61 e acima de 61), largou junto e percorreu dois percursos, um de 5 km e outro de 11 km. A largada e a chegada para todas as categorias foi no Hotel Villa Michelon. Toda prova foi realizada na RS 444 – Estrada do Vinho.

Para Guilherme Jaques, do Clube de Corrida de Bento Gonçalves, esta parceria foi satisfatória. “Ficamos surpresos com a grande participação, ainda mais por se tratar da primeira edição. Também faltou muito pouca gente, ao contrário de outras provas que chegam a registrar 100 pessoas. Nesta, somente 37 das que se inscreveram não compareceram”, comemorou.

Cada participante recebeu um kit contendo camiseta em tecido dryfit, suco de uva, biscoito e chip eletrônico para cronometragem. A cronometragem foi individual, através de chips para registro eletrônico e os atletas receberão seus tempos individuais através de mensagens por celular. Todo percurso foi sinalizado tendo como apoio uma equipe técnica especializada, além de equipe médica com unidade móvel de plantão. Houve distribuição de água durante a prova e de suco de uva aos atletas na chegada. Os três primeiros colocados receberam medalhas e vinhos do Vale dos Vinhedos. Todos os atletas receberam medalhas de participação. A programação incluiu aquecimento programado antes da largada.

A prova foi regada a muito suco de uva, numa ação promocional do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), parceiro do evento. Com uma tenda própria, a entidade distribuiu suco de uva, acompanhado de material informativo sobre os benefícios que a bebida traz à saúde e, em especial, aos praticantes de esportes.

O evento foi organizado pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) e a realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Clube de Corrida de Bento Gonçalves e Bento Convention Bureau. Patrocinaram o evento: ExpoBento, Fiat – Gambatto Sul, Creazione, Super Apolo, Pilates, Natura, Canta Maria, Casa Di Paolo, Cooperativa Vinícola Aurora, Corpore Academia, Atitude Esportes, Vinícola Miolo, Sucos Suvalan, Phantom Academia e Hotel Villa Michelon.

 





Voltar