Notícias
Aberta temporada de inverno no Vale dos Vinhedos


Roteiro se prepara para receber mais de 70 mil visitantes com lançamento de vinhos, gastronomia típica e internacional, o aconchego de hotéis e pousadas e paisagens de tirar o fôlego

Começa hoje o inverno, mas o Vale dos Vinhedos já vive o clima da estação mais fria do ano. E para aquecer os mais de 70 mil visitantes aguardados de junho a agosto, vinhos de todas as variedades, pratos que vão do tradicional galeto a sofisticação da cozinha internacional e o aconchego de hotéis e pousadas que reservam pacotes especiais para acender o espírito de quem busca novas experiências.

As mais de 30 vinícolas são a atração principal. Cada uma com suas peculiaridades, mas todas abertas a visitação e degustação, oferecem a oportunidade de os turistas degustarem vinhos de diversas variedades. Entre os tintos, destaque para o Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Ancellotta, Malbec, Marselan, Shiraz e Pinotage, além dos mais jovens Pinot Noir e Gamay, estes dois já na safra 2012. Neste período já é possível apreciar tintos mais estruturados das safras 2008 e 2009, que começam a chegar ao mercado.

Para quem admira os brancos as opções estão entre o Chardonnay, Sauvignon Blanc e Gewurztraminer. Isso sem contar nos espumantes que denotam toda delicadeza e frescor das uvas cultivadas na região. Lado a lado com o vinho está a gastronomia, hoje amplamente diversificada no Vale dos Vinhedos. O turista que visita o roteiro pode saborear desde o tradicional galeto acompanhado da massa e da sopa de capeletti até pratos da alta gastronomia, incluindo caças.

Os restaurantes reservam cardápios especiais, feitos especialmente para esquentar o clima. Ao pé de uma lareira ou ao lado de um fogão à lenha, é possível conversar com os nativos e conhecer casos que fazem parte da história do Vale.

Aos que preferem curtir o aconchego e o conforto dos hotéis, o Vale dos Vinhedos conta com uma estrutura que contempla desde pousadas mais peculiares até a estrutura de um SPA. Cada um com suas características, porém todos intimamente ligados à cultura do vinho, encravados entre vales cobertos por videiras que nesta época estão em período de dormência para recarregar energia à espera da primavera, quando o vinhedo começa a brotar.

Para completar, paisagens de tirar o fôlego. A cada curva um novo cenário que esbanja a cultura viva do roteiro. Mais informações www.valedosvinhedos.com.br.

Fotos do inverno: Gilmar Gomes
Foto do lago: Luciano Spader





Voltar