Notícias
29.06.2012 Vale dos Vinhedos é Patrimônio Histórico e Cultural do RS


Projeto de Lei é sancionado hoje pelo governador Tarso Genro

Agora é lei. O Vale dos Vinhedos é declarado oficialmente Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. O governador Tarso Genro sancionou hoje o Projeto de Lei 44/2012 de autoria do deputado estadual Marlon Santos, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa. A assinatura ocorreu durante reunião de interiorização do Governo do Estado, realizada de manhã no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A aprovação tranquiliza empreendedores e moradores do roteiro quanto à proteção do território.

O presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Rogério Carlos Valduga, comemora a conquista que chega como um importante aliado na defesa da manutenção das características do Vale. “Agora estamos resguardados quanto à instalação de empreendimentos que não estejam de acordo com o perfil do Vale dos Vinhedos. Temos mais força para proteger nosso território, priorizando investimentos alinhados com nossa vocação enoturística”, destaca.

Valduga aproveitou a oportunidade para entregar ao governador um kit do Vale dos Vinhedos contendo taça personalizada, camiseta, revista do roteiro e o livro “Vale dos Vinhedos – História, Vinho e Vida”, da museóloga e escritora Maria Stefani Dalcin.

Depois de sancionar a Lei, o governador se dirigiu ao Vale dos Vinhedos, onde participou de um almoço típico italiano com centenas de pessoas. Ele aproveitou o roteiro para visitar o varejo da Vinícola Wine Park – Vinhos Gran Legado e dos Sucos Suvalan, onde recebeu das mãos do presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Nectares e Sucos (Abrasuco), José Carlos Estefenon, um documento que pede medidas do governo para a inclusão do suco de uva na cesta básica.

A novidade é resultado da tentativa da Aprovale de evitar que problemas como a possibilidade de instalação de loteamentos populares se instalem no Vale. Não se trata de tombamento, mas de elevar o Vale dos Vinhedos a patrimônio histórico e cultural. Com isso, a área geográfica do Vale, que compreende os três municípios – Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul – ganha mais uma ferramenta de proteção. Outra vantagem da lei é a facilidade na busca de verbas públicas para projetos culturais e turísticos. “A iniciativa não garante total segurança ao patrimônio do Vale, porém é mais um mecanismo de proteção, e é isso que precisamos. Além disso, amplia possibilidades para captação de recursos”, conclui Valduga.

Fotos: Lucinara Masiero





Voltar

Warning: Unknown: open(C:\Windows\Temp\sess_7db219b667c008e04cfd8bec6b188a1f, O_RDWR) failed: Invalid argument (22) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (C:\Windows\Temp) in Unknown on line 0