Notícias
Resultados da 20ª Avaliação Nacional de Vinhos comprovam a qualidade dos vinhos do Vale dos Vinhedos


Dos 118 vinhos mais representativos 31 são do Vale dos Vinhedos e quatro deles estão entre os 16 emblemáticos da Safra 2012

Os vinhos do Vale dos Vinhedos continuam evoluindo em qualidade. É o que evidencia os resultados da 20ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2012, realizada no sábado, 29, em Bento Gonçalves. O evento apresentou os 118 vinhos classificados entre os 30% mais representativos. Destes, 31 são do Vale dos Vinhedos e quatro estão entre os 16 vinhos selecionados para degustação no evento.

O Vale dos Vinhedos esteve representado na Avaliação por sete vinícolas do roteiro, que classificaram entre os 30% mais representativos 19 amostras de vinho tinto, 9 amostras de base para espumante e três amostras de vinho branco. A maioria destes vinhos começará a chegar ao mercado a partir de 2013. Já os brancos poderão ser degustados pelos consumidores ainda este ano.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Rogério Carlos Valduga, a qualidade reconhecida é fruto do trabalho conjunto de viticultores e vinicultores associados à Aprovale. “Desde sua criação em 1995, a Aprovale incentivou o investimento em estrutura e processos de modo a imprimir aos vinhos produzidos uma identidade e para que fossem reconhecidos por sua qualidade. O resultado não poderia ser outro. Nossos agricultores e vinícolas estão de parabéns”, destaca.

A degustação de seleção das 387 amostras de 70 vinícolas foi realizada por 120 enólogos no mês de agosto. O resultado foi apresentado para um público de 850 apreciadores de 20 estados brasileiros e oito países. Números que posicionam a 20ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 como a maior de todas. O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Amostras selecionados entre as 16 degustadas na Avaliação Nacional de Vinhos

Almaúnica Merlot Aurora Cabernet Sauvignon Casa Valduga Marselan Miolo ChardonnayPinot Noir

Vinícolas associadas à Aprovale com vinhos classificados

Almaúnica 3 tintos Aurora 7 tintos, 3 brancos e 1 base espumante Cave de Pedra 1 base espumante Casa Valduga 5 tintos e 3 base espumante Chandon 2 base espumante Dom Cândido 1 tinto Miolo 3 tintos e 2 base espumante





Voltar