Notícias
10.10.2012 De olho na taça, no terroir e no regulamento


22 vinhos da safra 2012 buscam a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Análise sensorial das amostras foi conduzida pelo Conselho Regulador

Vinte e dois vinhos da Safra 2012 já estão sendo avaliados dentro dos parâmetros estabelecidos para a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV). Nos dias 08 e 09 de outubro, dois vinhos base espumante, seis vinhos brancos (chardonnay), 11 tintos (merlot) e três tintos assemblage foram avaliados segundo critérios do Conselho Regulador, em degustação realizada no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.
 
O painel de degustação foi coordenado pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus. Segundo ele, o resultado está associado ao nível tecnológico da produção das uvas e da vinificação, com os controles impostos pela rigidez do regulamento técnico, bem como da qualidade da safra 2012. Caso as 22 amostras sejam certificadas, o Vale dos Vinhedos então terá acumulado 48 rótulos com a distinção.

A avaliação dos vinhos da DOVV considera a qualidade da cor, aroma e paladar, além da tipicidade dos vinhos atribuída pela variedade e pela região,  a  qualidade da safra e as exigências específicas de cada categoria, como por exemplo, vinhos base espumantes ou vinhos brancos tranquilos. “Não é uma atividade tão simples quanto parece, pois da qualidade das avaliações depende a imagem de todo um projeto”, destaca.
 
O início do processo de certificação se dá na verificação da comprovação documental de produção e origem das uvas. Após, os vinhos são submetidos a análises físico-químicas nos Laboratórios de Referência em Enologia (Laren), em Caxias do Sul e da Embrapa, de Bento Gonçalves. Na sequência, são  avaliados em degustações sensoriais realizadas na Embrapa Uva e Vinho. Este processo é realizado não apenas para comprovar o enquadramento no Regulamento de Uso da DOVV, mas também se configura em uma importante ferramenta de feedback para qualificação contínua  a ser utilizada pelas vinícolas participantes.

Fotos: Lucinara Masiero





Voltar