Notícias
12.03.2013 Juarez Valduga assume Aprovale


Copa, investimentos e abertura institucional são desafios da nova gestão

Juarez Valduga, da Casa Valduga, é o novo presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). Valduga estará à frente de uma das mais importantes entidades do setor vitivinícola nacional pelos próximos dois anos. Eleito na noite de sexta, dia 8, ele terá o desafio de implantar melhorias na região produtora, prepará-la para a Copa do Mundo 2014 e fortalecer parcerias com outras entidades do setor e regiões produtoras.

“Queremos abrir a Aprovale e chamar regiões produtoras, roteiros turísticos diversos, lideranças dos setores do vinho e do turismo para participarem, interagirem e realizarem negócios com o Vale dos Vinhedos. Teremos uma Copa do Mundo em 2014 e agora é o momento para nos prepararmos, realizarmos melhorias nas vias públicas e propriedades do Vale, ampliarmos atrações e quebrarmos novos paradigmas”, destaca Valduga, um dos fundadores da entidade, há 18 anos, e primeiro presidente.

Com mais de 30 vinícolas associadas, além de outros 39 estabelecimentos, entre restaurantes, artesãos, produtores coloniais, hotéis e pousadas, o Vale dos Vinhedos abriga algumas das principais vinícolas do país e foi o responsável por abrir novas fronteiras ao vinho brasileiro, com a criação da primeira Indicação de Procedência (IP), reconhecida pela União Européia em 2007, e estabelecer, em 2012, a primeira Denominação de Origem (DO) de vinhos nacionais.

Atualmente, o Vale dos Vinhedos responde por cerca de 20% de todo vinho fino e de 25% dos espumantes elaborados no Brasil, com uma produção de 12 a 14 milhões de garrafas/ano. Na região estão 450 propriedades produtoras de uvas e empreendimentos que empregam mais de 1,2 mil pessoas. Desde o reconhecimento da IP Vale dos Vinhedos, em 2002, ocorreu uma forte valorização imobiliária na região, com índices entre 200% e 500%, a melhoria nos padrões tecnológicos e o reconhecimento de mercado aos vinhos produzidos no Vale. Nos últimos 11 anos, o número de turistas que visitam a região multiplicou, passando de 45 mil, em 2001, para quase 250 mil, em 2012.
 

DIRETORIA EXECUTIVA 2013-2014


Juarez Valduga – Presidente
Adriano Miolo e Ademir Brandeli - Conselheiros
Deborah Villas-Bôas Dadalt - Vice-presidente
Rômulo de Jesus Dieguez de Freitas – Diretor Administrativo e Financeiro
Márcio Brandelli – Diretor Técnico
Altemir Pessali – Diretor de Marketing
Jandir Crestani – Diretor de Relações Comunitárias
Maria Alice Farina – Diretora de Eventos
Jacinta B. Valente - Diretora de Associados Setoriais
Decio Gerônimo Tasca - Diretor de Associados Produtores
Rodrigo Bellora - Diretor de Serviços

Conselho Fiscal
Ana Maria Possamai
André Larentis
Camilo Geremia
Carlos Trevisan
Lúcia Burille
Sandro Valduga
 
Conselho Regulador, Técnico e de Pesquisa
Christian Bernardi
Dario Crespi
Jairo Monson de Souza Filho
Jorge Tonietto
Leonardo Valduga
Luiz Milani
Márcio Brandelli
Mauro Zanus
Rogério Carlos Valduga

 
Foto Diretoria: Janquiel Mesturini / Conceitocom Brasil
Foto Juarez Valduga: Arquivo Casa Valduga




Voltar