Notícias
03.05.2013 Vale dos Vinhedos dentro da sala de aula


Primeira turma de professores conheceu o roteiro turístico na tarde dessa quinta-feira

O Vale dos Vinhedos passa a ser assunto de sala de aula a partir dessa quinta-feira, 2 de maio, quando a primeira turma de professores das 4ª séries da rede municipal de Bento Gonçalves conheceu o roteiro. Cerca de 30 docentes percorreram os principais pontos do Vale, como a Capela das Neves, a Vinícola Casa Valduga, a Vivatto Parque e a Casa de Madeira para transmitir as informações nas salas de aula. Este é o primeiro passo da ação que contemplará a visita de mais de 650 alunos ao roteiro. O projeto é uma parceria da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). A secretária de Educação de Bento Gonçalves, Iraci Luchese, acompanhou a visitação. 

A intenção é que os professores se sintam seguros ao transmitir informações sobre o trecho turístico em sala de aula. Eles visitaram os mesmos pontos que os estudantes vão conhecer ao longo de 2013: a Capela das Neves, templo construído em período de seca com vinho há mais de um século, a nova subprefeitura do distrito, uma vinícola e um tour geral pelo roteiro. Cada grupo visitará uma vinícola diferente. 

Os professores voltarão para o Vale dos Vinhedos para acompanhar seus alunos. A primeira visita dos estudantes está agendada para o dia 17 de maio. Além da visitação, eles ganham um Kit informativo que servirá como suporte no trabalho desenvolvido posteriormente em sala de aula. Serão fornecidos um DVD As Quatro Estações no Vale dos Vinhedos, dois folders, a revista Destino: Vale dos Vinhedos e um informativo sobre o trecho. O ação faz parte do projeto Um Olhar Encantador sobre Bento Gonçalves, desenvolvido pela Smed, que envolve os quatro distritos e o Centro da cidade. A intenção é que o projeto se estenda para outros trechos turísticos a partir do próximo ano.



Voltar