Notícias
28.05.2013 Uma festa italiana como antigamente


Vale dos Vinhedos sedia mais uma edição de filó italiano


A casa é de tijolo bruto. No interior, quadros com fotos de famílias que colonizaram a região decoram as paredes rústicas. Dois fogões à lenha sapecam pinhão e aquecem o quentão para amenizar o frio da estação. Móveis antigos e uma escada de madeira que leva a um pequeno sótão relembram as casas de antigamente. Este é o cenário que abriga, todos os anos, o Filó Italiano promovido pelo Hotel Villa Michelon. Dia 1º de junho acontece mais uma edição dessa verdadeira ‘festa italiana’, em comemoração ao Dia Estadual do Vinho.

À beira do lago, a Casa do Filó remonta épocas, revivendo, a partir dos descendentes dos imigrantes, hábitos e costumes que continuam vivos no cotidiano das famílias que moram no Vale dos Vinhedos. Essa magia encanta turistas que têm a oportunidade de conhecer um pouco mais a tradição italiana dançando, cantando, saboreando produtos coloniais e degustando o bom vinho da região. “Nosso filó é assim, como antigamente; uma verdadeira festa italiana”, relata o diretor do Hotel Villa Michelon, Moysés Michelon.

As famílias, turistas, hóspedes e convidados vão chegando aos poucos. Enquanto o calor dos fogões, dos abraços e do próprio vinho acaloram o ambiente, do lado de fora o clima anuncia que a estação mais fria do ano está por chegar. Em frente à Casa do Filó, um parreiral modelo, que é atração entre os hóspedes, já está em fase de dormência. É tempo de recarregar energias para expressar na brotação e floração tudo o que a videira tem a oferecer.

Na mesa, a comida típica italiana é farta, com cestos de pão colonial, copa, salame, queijo, grostoli e cuca. O brinde é feito com o bom vinho do roteiro. E para completar, muita animação com música ao vivo de corais e jogos típicos como o três sete, o quatrilho, a mora, a bisca e o jogo de damas de vinho onde as peças são taças de vinho branco e tinto. Aberto ao público, o Filó Italiano acontece das 20h às 23h. Ingressos limitados podem ser adquiridos na recepção do hotel pelo valor de R$ 35 por pessoa.

Pacote especial

Para o período, o Hotel Villa Michelon oferece o pacote Corpus Christi & Dia Estadual do Vinho com três diárias a partir de R$ 575 por pessoa em apartamento Luxo Double. O pacote inclui meia pensão-jantar, uma garrafa de vinho M. Luiz Michelon de brinde e programação de lazer para crianças em todo o período. Informações pelo (54) 2102.1800 – Call free – 0800.7033800.





Voltar