Notícias
19.06.2013 Mais garrafas com DOVV chegam ao mercado


103,5 mil litros de vinhos e espumantes renovaram o certificado da Denominação de Origem e estão prontos para o consumo



Mais de 103 mil litros de vinhos e espumantes que estampam no rótulo a Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos (DOVV) estão prontos para chegar ao mercado. São 138 mil garrafas elaboradas sob o rigor da DOVV em 2011 e 2012, e que obtiveram a renovação do certificado em degustações realizadas no primeiro semestre de 2013 por membros do Conselho Regulador. A renovação da DOVV é imprescindível porque confirma a identidade já aprovada em anos anteriores, mas que é exigida toda vez que a bebida está engarrafada e pronta para chegar ao mercado.

As empresas Miolo, Casa Valduga, Pizzato e Almaúnica foram as que solicitaram a renovação de seus produtos em 2013. Dois espumantes, um vinho branco e um vinho tinto foram avaliados. Esta avaliação da DOVV considera a qualidade da cor, aroma e paladar, além da tipicidade dos vinhos atribuída pela variedade e pela região. Este processo é realizado não apenas para comprovar o enquadramento no regulamento de uso da DOVV, mas também serve como uma importante ferramenta de feedback para qualificação contínua a ser utilizada pelas vinícolas participantes.

O Vale dos Vinhedos é o dono da primeira certificação de Denominação de Origem de Vinhos do Brasil, estampando a identidade e a qualidade dos vinhos elaborados no roteiro para o restante do mundo. A DO foi conquistada em setembro de 2012.


DOVV Renovação 2013

Espumante Millesime 2011 – Vinícola Miolo – 120 mil garrafas – 90 mil litros
Chardonnay Gran 2012 – Casa Valduga – 6 mil garrafas – 4,5 mil litros
Espumante Brut 2012 – Pizzato Vinhas e Vinhos – 6 mil garrafas – 4,5 mil litros
Merlot 2010 – Vinícola Almaúnica – 6 mil garrafas – 4,5 mil litros





Voltar