Notícias
17.10.2013 Projeto levou comunidade escolar ao Vale dos Vinhedos


“Um olhar encantador sobre Bento Gonçalves” encerrou na semana passada com um total de aproximadamente 790 visitantes das escolas de Bento Gonçalves

Com o objetivo de difundir a identidade cultural de um dos principais roteiros enoturísticos do mundo, o projeto “Um olhar encantador sobre Bento Gonçalves” levou aproximadamente 790 pessoas ao Vale dos Vinhedos. Iniciada em maio, a ação desenvolvida pela Aprovale, Subprefeitura do Vale e a Secretaria Municipal de Educação leva grupos de professores e alunos, às vinícolas, Capela das Neves, parques, restaurantes, e outros pontos turísticos para depois estudá-los em sala de aula. Na última quinta-feira, dia 3 de outubro, uma turma da Escola Maria Borges Frota realizou a última visita do projeto dentro deste ano.

A intenção do projeto é fazer com que os alunos conheçam ainda mais a cidade onde vivem e, em especial, o Vale dos Vinhedos. “A identidade do Vale dos Vinhedos está diretamente voltada para a cultura de nossos imigrantes e isso faz parte da história de cada uma dessas crianças. Aproximar esses estudantes do Vale é contribuir para a preservação da nossa história”, destaca o presidente da Aprovale, Juarez Valduga.

Um dos pontos do roteiro que mais recebeu a visita dos estudantes é a Biscotteria Itallinni. Envolvida com o projeto, a proprietária Jacinta Valente destaca a importância das visitas. “É uma oportunidade de mostrarmos à comunidade um pouco do nosso trabalho e eles conhecerem os atrativos turísticos em nosso município e o que os turistas encontram quando visitam o Vale dos Vinhedos. Aqui eles visualizam o processo de fabricação dos biscoitos, conhecem alguns dos segredos do processo de produção e, ao final, degustam diversos sabores”, conta a empresária, que também compõe a diretoria da Aprovale.

Experiências e histórias de vida são compartilhadas com os alunos. Em algumas visitas, personalidades do enoturismo, como os empresários Cândido Valduga e Moysés Michelon, conversaram com os estudantes. Atividades como piquenique, visita à horta, desenho, e visita à sede da Aprovale também entraram para o roteiro. Entre as turmas visitantes, o Vale recebeu ainda um grupo de alunos autistas, que participou do passeio, dentro do projeto, no mês passado.

ESTABELECIMENTOS PARTICIPANTES DO PROJETO

- Casa Valduga;
- Casa Madeira;
- Vivatto Parque;
- Vinícola Don Laurindo;
- Biscotteria Itallinni;
- Vinícola Torcello;
- Famiglia Tasca;
- Vinhos Titton;
- Restaurante Valle Rustico;
- Vinícola Terragnolo;
- Vinhos Larentis;
- Lídio Carraro;
- Giordani Café da Colonia;
- Cave de Pedra;
- Restaurante Zandonai;
- Hotel Villa Michelon;
- Vinícola Miolo;
- Hotel & Spa do Vinho;
- Vinícola Peculiare;
- Restaurante Sbornea`s;
- Vinícola Dom Cândido;
- Trattoria Mamma Gema;
- Vinhos Michele Carraro;
- Ristorante Del Filippi;
- Restaurante Canta Maria;
- Pousada Castello Benvenutti;
- Vinícola Aurora;
- Vinícola Almaúnica;
- Pousada Villa Valduga.

Imagens: Gustavo Bottega



Voltar