Notícias
23.02.14 Turistas e comunidade abrem a vindima no Vale dos Vinhedos


Abertura oficial acontecerá dia 1º de fevereiro em evento promovido pelo Hotel Villa Michelon com apoio da Aprovale. Colheita e pisa das uvas, bênção e filó italiano integram programação

Os vinhedos estão carregados. As uvas quase maduras. O aroma está no ar. Mais de 400 propriedades a postos para viver uma rotina que se repete todos os anos. É tempo de vindima no Vale dos Vinhedos. E para celebrar a abertura oficial da colheita da uva no roteiro enoturístico mais conhecido do Brasil, o Hotel Villa Michelon, com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), organiza uma grande festa no dia 1º de fevereiro com direito a colheita e pisa das uvas, bênção dos vinhedos e um filó italiano com mesa farta, muita cantoria e jogos típicos.

O evento é o único momento do ano que reserva a oportunidade de a comunidade, hóspedes, turistas que circulam pelo roteiro e autoridades comungarem da mesma experiência. Esta é a sexta safra que o Vale dos Vinhedos celebra neste estilo. Chegando de todas as partes do Brasil e das diversas comunidades que formam o Vale, crianças, jovens, adultos e idosos se encontrarão no Parreiral Modelo que integra o complexo turístico do Villa Michelon, no primeiro sábado de fevereiro, a partir das 18h. É quando a festa começa.

Enquanto uns enchem os cestos, outros aproveitam para saborear as uvas no meio dos vinhedos. O caminho até o parreiral é acompanhado por coros, que embalam a colheita com músicas típicas italianas. O retorno reserva o grande momento da pisa das uvas, conduzido pelas soberanas do Vale dos Vinhedos e seguido por turistas, revivendo a colheita de antigamente, ou seja, uma verdadeira festa italiana.

Depois, todos seguem a pé para o salão da comunidade 8 da Graciema, onde ocorre a celebração religiosa e, na sequência, o filó italiano com a presença de coros típicos da região e o conjunto de acordeões de Santa Tereza. A programação é regada a vinhos, espumantes e suco de uva de vinícolas do Vale dos Vinhedos e conta, ainda, com jogos típicos de baralho, a mora e o jogo de damas de vinho, onde as peças são taças de vinho branco e tinto.

A colheita e a pisa podem ser compartilhadas por quem tiver interesse. Para participar do filó italiano é necessário adquirir o ingresso de R$ 35 na recepção do hotel ou pelo telefone (54) 2102.1800.

Foto: Gilmar Gomes



Voltar

Warning: Unknown: open(C:\Windows\Temp\sess_8ed19d8d61839fc50dfbb1446559bec8, O_RDWR) failed: Invalid argument (22) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (C:\Windows\Temp) in Unknown on line 0