Notícias
11.04.14 Aprovale busca apoio no Município para ser atendida pelo Governo do Estado


Diretoria Executiva e Conselho Superior da entidade entregam pleitos ao prefeito Guilherme Pasin, empenhado em encontrar soluções para as demandas

Municipalização da RS 444, revisão imediata do Plano Diretor, transporte público e pórtico. Estes são os pleitos entregues oficialmente pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) ao prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, nesta sexta-feira, 11 de abril, no Salão de Eventos do Hotel & SPA do Vinho. A entrega foi feita pelo presidente da entidade, Juarez Valduga, acompanhado pela Diretoria Executiva e membros do Conselho Superior.

O pedido foi entregue acompanhado por documentos como um relatório com levantamento do número de pessoas que circulam diariamente no trecho Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves, apresentação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Vale dos Vinhedos, projeto da Ciclovia, abaixo-assinado da Ciclovia e pleito formalizado pela municipalização da RS 444, além de briefing e proposta de um concurso para a escolha do projeto do Pórtico Vale dos Vinhedos.

O movimento iniciou, ainda, durante o mês de março com a colocação de faixas pelas vinícolas, restaurantes e hotéis, denunciando a insuficiência de investimentos de infraestrutura básica no Vale dos Vinhedos. A ação, liderada pela Aprovale, reivindica, entre outros pleitos, a conclusão da revisão orçamentária do projeto da Ciclovia, que o governador Tarso Genro solicitou ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), além do repasse da gestão da obra para o Governo Municipal. “Estamos cobrando atitude das autoridades. O visitante precisa saber que nossa busca por melhorias é contínua e para melhor receber precisamos ser atendidos pelos governantes. O descaso é muito grande e já se arrasta por muito tempo”, protestou o presidente da entidade, Juarez Valduga.

Mobilizada em torno da ação, a Aprovale, representada por Deborah e pelo conselheiro Aldemir Dadalt, buscou apoio junto ao Governo Municipal. “Nossa ação atraiu a atenção pretendida e hoje conta com o apoio da Prefeitura Municipal, que deseja levar ao Governo do Estado estas mesmas reivindicações. Tanto o prefeito quanto o secretário de Turismo demonstraram empenho em encontrar soluções para os pleitos que apresentamos”, comentou a vice-presidente.

“Estamos compartilhando nosso descontentamento e o de milhares de visitantes que precisam de estradas mais seguras, com acostamento, sinalização, iluminação e sem buracos. Às vésperas da Copa, precisamos destas melhorias urgentemente”, argumentou a vice-presidente, Deborah Villas Bôas Dadalt. Para ela, o impacto desta ação refletirá na formação de um grupo cada vez maior que divide a mesma opinião pública: providências imediatas do Estado.

O prefeito Guilherme Pasin disse que o Município não pode ignorar a situação. “Estamos assumindo na omissão do Estado, pois nosso objetivo é tornar o enoturismo uma das principais economias da cidade”, garantiu.

PLEITOS


- Municipalização da RS 444, visando repassar ao município de Bento Gonçalves a jurisdição sobre esta rodovia, o que permitirá melhor gestão deste equipamento e o encaminhamento do projeto Ciclovia Vale dos Vinhedos.

- Revisão imediata do Plano Diretor do Município de forma a coibir novos loteamentos residenciais (em áreas “urbanas” do Vale dos Vinhedos) que não contemplem preservação de uma área para vinhedos, assim como legislação que permita novos condomínios vitivinícolas em áreas rurais sem a atual obrigatoriedade de doação de metade da área implantada à Prefeitura (antes porém, convertendo-a em vinhedos produtivos).

- Transporte Público para o Vale dos Vinhedos, viabilizado através da isenção de impostos interurbanos às empresas de transporte coletivo que realizariam o trajeto Vale dos Vinhedos- Bento Gonçalves.

- Pórtico Vale dos Vinhedos, contando com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves para a construção a partir de um projeto escolhido através de uma campanha junto a instituições de ensino superior.

Fotos: Gilmar Gomes



Voltar