Notícias
17.11.14 “Memórias do Vale dos Vinhedos” em fase final de produção


Documentário deverá ser finalizado em dezembro

O colorido especial que a primavera traz ao Vale dos Vinhedos foi um dos principais cenários para as gravações das mais recentes cenas do documentário “Memórias do Vale dos Vinhedos”, que deverá ser finalizado em dezembro. Entre parreirais que começam a florescer à espera da vindima na expectativa de mais uma belíssima safra, depoimentos foram colhidos e histórias de vida foram ouvidas para a construção do projeto.

Uma boa conversa entre amigos. Esse foi o clima das entrevistas realizadas nas últimas duas semanas e que integrarão o aguardado resultado final do documentário que contará as histórias do Vale dos Vinhedos através de seus mais icônicos moradores.  Nos primeiros dias de novembro, Décio Tasca recebeu a equipe no museu da Família Tasca. Seu conhecimento em história de sua família proporcionou à equipe uma aula sobre a imigração italiana, contando sobre as motivações que levaram famílias a saírem da Itália em busca de uma vida melhor. Obviamente, as dificuldades no estabelecimento do Vale não puderam ser deixadas de lado e foram relatadas com muita emoção em um cenário composto por peças antigas do museu familiar.

Na Casa do Filó, cercado de réplicas das antigas casas dos imigrantes e fotos das famílias que viveram no   Vale dos Vinhedos, Moysés Michellon falou sobre tradição, a importância do filó para os descendentes de imigrantes como um elemento de aproximação da distante terra de origem e também presenteou a equipe de filmagem e produção com belas lembranças acerca das histórias de superação vividas por essas famílias. Nas próximas semanas, mais entrevistas serão gravadas para finalização do documentário, que deverá ser concluído em dezembro. Além de Moysés e Décio, o roteiro já teve contribuição de Lourdes Maria Marcatto e Ana Elisabeth Marcatto Barbieri.

Assim que concluído, o documentário será apresentado para toda a comunidade do Vale dos Vinhedos e exibido de forma itinerante. O material será disponibilizado para escolas municipais, Patrimônio Histórico, entidades envolvidas com a aquisição de acervo histórico, Fundação Casa das Artes e  para a Biblioteca Pública Castro Alves. A produção do documentário é realizada pela Triângulo da Produção Cultural, gravação e direção pela Alba Arte e layout pelo Quarto Estúdio. A iniciativa da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) tem o apoio da Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves, por meio do Fundo de Municipal de Cultura.
 
Foto: Naiára Martini



Voltar