Notícias
26.01.15 Vindima une cultura, turismo e diversão


Colheita da uva responde pelo segundo maior fluxo de visitantes do ano. Expectativa é de 70 mil visitantes durante a Vindima

Visitar o Vale dos Vinhedos é garantia de um passeio de encher os olhos e o paladar durante todo o ano. Além do inverno, que convoca visitantes a se deliciarem com a gastronomia e os encorpados vinhos do roteiro enoturístico, a Vindima, que ocorre entre os meses de janeiro a março, povoa o imaginário do turista, com os parreirais carregados à espera da experiência única da colheita da uva. Atraindo visitantes de todo o Brasil e também do exterior, o roteiro ganha ainda mais atrativos com a colheita e pisa das uvas, bênção dos vinhedos e um autêntico filó italiano com jogos típicos, produtos coloniais e cantoria.

Quem passear pelo Vale dos Vinhedos nesse primeiro trimestre de 2015 pode conferir de perto parreirais carregados de saborosas uvas que serão as responsáveis pela cor, aroma e sabor dos vinhos e espumantes da Safra 2015. Um clima de otimismo se mistura com o romantismo das pequenas estradas do Vale, movimentadas pelos caminhões que carregam o fruto precioso rumo às vinícolas. O presidente da Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, Juarez Valduga, avalia: "As uvas estão excelentes. As chuvas contínuas não afetaram totalmente o fruto, teremos um excelente Pinot Noir da Safra 2015 e maravilhosos vinhos tintos jovens, frutados, elaborados a partir das uvas que já foram colhidas e dos frutos mais tardios".

É apostando nesse clima de renovação de safra, colheita e no espetáculo de aromas e sabores que os empreendimentos do Vale dos Vinhedos lançam atrativos diferenciados que permitem ao turista viver experiências diversas em torno da cultura do vinho. Durante a Vindima, o que já é atrativo por si só ganha um colorido diferente com o clima de alegria e festa que toma conta do Vale dos Vinhedos.


Abertura da Vindima
A Vindima no Vale dos Vinhedos será aberta oficialmente no dia 31 de janeiro em um evento que reúne comunidade, soberanas, autoridades e turistas. Juntos, eles participam da colheita e pisa das uvas no Parreiral Modelo, seguindo para a celebração religiosa e o filó italiano com degustação de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale. O evento, promovido pelo Hotel Villa Michelon com o apoio da Aprovale, inicia às 18h, no Parreiral Modelo no entorno do hotel. A partir das 19h, no Salão da Comunidade do 8 da Graciema, acontece a bênção seguida pelo filó. O valor do ingresso é R$ 35 e pode ser adquirido no hotel. Informações pelo telefone 54 2102.1800.

A partir daí, a programação é intensa, recheada de atrativos em vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e cafés. O turista pode optar em participar de um dia de colheita com pisa das uvas, da colazione (típico café da manhã), curso de degustação de vinhos, almoços e jantares harmonizados com cardápios especiais, sabrage, visitas guiadas, piquenique nos vinhedos, chá da tarde.

Confira a programação completa no link abaixo ou no site www.valedosvinhedos.com.br



Voltar