Notícias
06.08.15 Totens interativos são lançados em Bento Gonçalves


Toten interativo já está disponível no Centro de Atendimento ao Turista do Vale dos Vinhedos - CAT Aprovale

Dentro das ações de promoção e desenvolvimento do turismo, por meio do programa Desenvolve Bento, a prefeitura apresentou nesta terça-feira, dia 04, os totens interativos do turismo. São dez terminais com altura de 1,38 metros que, de forma interativa, apresentam informações sobre atrativos turísticos, mapas, eventos, sobre a cidade e os distritos, roteiro de compras, restaurantes, hotéis entre outras. Os equipamentos reúnem também informações históricas e dados gerais do município, como, demografia, economia e infraestrutura.

Com tela touchscreen, o aparelho possibilita a moradores e visitantes acesso a diversas informações e dicas. A maior parte do conteúdo está dividido em três idiomas: português, inglês e espanhol.

De acordo com o secretário de Turismo, Gilberto Durante, os equipamentos serão instalados em pontos, determinados pelo fluxo de turistas como: Estação Rodoviária de Bento Gonçalves, CAT (Centro de Atendimento ao Turista) Pipa Pórtico, CAT Via Del Vino, CAT Aprovale, Parque de Eventos (Fundaparque), Maria Fumaça/Epopéia Italiana, Fundação Casa das Artes, Shopping Bento e Shopping L'América. "Com esses aparelhos, estaremos ampliando o horário de atendimento ao turista de forma muita eficiente e em pontos estratégicos", diz.

Ainda de acordo com Durante, o município de Bento Gonçalves tem recebido mais visitantes a cada ano. “Houve um aumento de 25% no fluxo turístico dos últimos três anos, sendo que, só em 2014, o município de Bento Gonçalves registrou a marca de mais de 1 milhão de visitantes.

Em seu pronunciamento o prefeito Guilherme Pasin destacou que o incentivo a atividade turística é uma das prioridades de seu governo. "Nosso maior objetivo é fortalecer o setor, que já se constitui em uma forte fonte econômica para nossa cidade, gerando emprego e renda. Esses equipamentos irão qualificar ainda mais os serviços oferecidos para as pessoas, que podem vir aqui, acessar o totem e encontrar diversas informações importantes de nosso município", ressalta.

A tecnologia do totem interativo foi desenvolvida por uma agência digital de Bento Gonçalves, em parceria com o governo municipal. O projeto conta com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Estação Rodoviária de Bento Gonçalves, Fundação Casa das Artes, Fundação Parque de Eventos, Grupo Giordani Turismo, L'América Shopping e Shopping Center Bento Gonçalves.

A instalação dos totens iniciou no dia 06 de agosto e o CAT Vale dos Vinhedos já conta com esta tecnologia, que pode ser utilizada por moradores e visitantes, de segunda a sexta, das 09h às 17h, finais de semana e feriados, das 09h às 12h30min e das 13h30min às 16h.

Foto: Naiára Martini



Voltar