Notícias
23.09.15 Vale dos Vinhedos participa da Semana Internacional do Café


Belo Horizonte já se prepara para receber o maior encontro do setor no país e um dos principais do mundo.

A terceira edição da Semana Internacional do Café - SIC 2015, será de 24 a 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, e espera 12 mil visitantes.

Para alavancar os negócios e fortalecer o segmento, a iniciativa vai contar com mais de 200 profissionais do setor do café, além de cerca de 100 expositores e 150 marcas. Também oferece a oportunidade de participação em seminários, cursos e workshops.

Entre os destaques da programação está o DNA Café 2015, que realiza encontros, em formato de mesa-redonda, com representantes de diversos setores. Nesta programação ocorrerá o debate “Origens e Empreendedorismo: Aprendendo com Outros Produtos”.  Será neste painel que o consultor técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos - Aprovale, Jaime Milan, apresentará o case Vale dos Vinhedos, mostrando aos participantes a evolução do destino turístico através do empreendedorismo local e principalmente os impactos do reconhecimento da Indicação Geográfica para o Vale dos Vinhedos.

Dividindo o painel com representantes do queijo, da cerveja, das frutas e do café, o encontro proporcionará troca de conhecimentos e experiências, bem como propiciará um momento de sensibilização dos participantes quanto à importância do reconhecimento das Indicações Geográficas e os benefícios que isto pode trazer as localidades.

Com um cenário desafiador para o setor, a SIC visa impulsionar os negócios e movimentar mais de R$ 25 milhões em negócios diretos. O encontro reúne cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de todo o mundo.

Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a SIC terá três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo. 

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
Criada em 2013, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como principal objetivo reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro – nacional e internacional– em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro.
Sediada em Belo Horizonte - Minas Gerais, estado responsável por 50% da produção da safra nacional, o evento movimenta anualmente milhares de profissionais e apreciadores de todo o mundo. 

A INDICAÇÃO GEOGRÁFICA VALE DOS VINHEDOS
Reconhecida pela União Europeia em 2007, a Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos é tema de diversos seminários, debates, painéis e palestras em eventos diversos, tanto no Brasil quanto no exterior. Objeto de pesquisas diversas por ser referência em organização e sucesso, em setembro será apresentada pela pesquisadora da FAO –  Giovanna Michelotto, na França e na Itália. Anualmente a Aprovale, gestora da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, recebe aproximadamente 100 pesquisadores, além de grupos que tem interesse e conhecer na prática a experiência do Vale dos Vinhedos com a Indicação Geográfica.

Legenda: Consultor Técnico da Aprovale junto ao grupo de cafeicultores da Região das Matas de Minas, em visita técnica realizada ao Vale dos Vinhedos
Foto: Naiára Martini / Acervo Aprovale



Voltar