Notícias
06.11.15 Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos é exibido no 8½ - Festa do Cinema Italiano


"8½ - Festa do Cinema Italiano" é um evento itinerante de cinema e cultura italiana, que este ano está na sua 8ª Edição Internacional.

A festa já aconteceu em Portugal, Angola, Moçambique e desde 2014 acontece no Brasil, precisamente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde uma numerosa comunidade mantém viva a memória e a tradição da cultura italiana de origem.

Após o sucesso da 1ª edição brasileira, realizada em Porto Alegre, o Festival teve entre 22 e 28 de Outubro de 2015, a sua 2ª edição num dos cinemas de referência da cidade, o Espaço Itaú de Cinema.

Como extensão desta edição brasileira de 2015, será realizada, no dia 7 de Novembro, em Caxias do Sul, na Sala Ulysses Geremia, uma data suplementar,com uma programação centrada no tema da cultura do vinho, tão importante na Itália e também na Serra Gaúcha.

Sendo referência na produção do vinho e na cultura herdada dos imigrantes italianos, o Vale dos Vinhedos não poderia ficar de fora deste festival histórico que mostra, através de audiovisuais, a tão aclamada cultura do vinho. Por isso o Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos terá um espaço especial na abertura do evento.

A programação terá início às 16h deste sábado, na Sala Ulysses Geremia, no Centro de Cultura de Caxias do Sul (Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo). A entrada para o primeiro filme e para o Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos é franca. Ocorrerão também as exibições dos filmes: Rupi del Vino (Encostas do Vinho -2010), de Ormanno Olmi (entrada franca); Zoran, Il Mio Nipote Scemo ( Zoran, meu Sobrinho Herdado – 2013), de Matteo Oleotto (meia entrada); Vinodentro (O Vinho Perfeito – 2014), de Ferdinando Vicentini Orgnani.

Maiores informações nos links abaixo:
Site Edição Internacional: www.festadocinemaitaliano.com
Site Edição no Brasil: www.festadocinemaitaliano.com.br
Redes Sociais:
www.facebook.com/festadocinemaitalianopoa
www.tweeter.com/ottoemezzopoa
www.instagram.com/ottoemezzopoa

O festival "8½ - Festa do Cinema Italiano"
O festival foi criado em 2008 em Lisboa, Portugal, por uma equipe constituída por profissionais portugueses e italianos, para divulgar a produção cinematográfica italiana, primeiro em Portugal e atualmente em todo o espaço geográfico da lusofonia.

Em 2014 o "8½ - Festa do Cinema Italiano" propôs em exclusiva ao público de Porto Alegre uma seleção de filmes italianos recentíssimos, alguns em pré-estreia e outros inéditos ou ainda sem qualquer distribuição comercial no Brasil; filmes de autores consagrados e de revelações, apresentados e premiados nos principais festivais europeus; filmes essenciais para compreender a Itália atual e a cultura italiana no seu todo.

Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos
Realizado em 2014 e lançado na vindima de 2015, o Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos relata, através do depoimento de moradores do Vale dos Vinhedos, a origem do distrito, desde a saída dos primeiros imigrantes da Itália, até o seu estabelecimento no Vale dos Vinhedos. Destaque Rio Grande do Sul no Fiacult 2015, o Documentário foi produzido pela Aprovale e pela Triângulo da Produção Cultural. Direção de Michel Marchetti e Dandy Marchetti e trilha sonora da Alba Arte.


O Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos foi patrocinado pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, através do Fundo Municipal de Cultura.



Voltar