Notícias
19.11.15 Vale dos Vinhedos participa da Feira e Exposição de Produtos com Indicação Geográfica em Fortaleza – CE


Dando sequência à promoção da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, Aprovale leva seus produtos para o Ceará

Os dias 10 e 11 de novembro foram dedicados a promoção da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos no estado do Ceará. Com apoio do Sebrae, as Indicações Geográficas brasileiras participaram da Feira e Exposição de Produtos com Indicação Geográfica no Hotel Seara, na cidade de Fortaleza.
 
Na oportunidade, o diretor técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos – Aprovale, André Larentis, apresentou aos participantes da feira as características dos produtos da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, que carregam o terroir desta região, bem como as riquezas culturais, históricas e o saber fazer de nossos antepassados e seus descendentes.

Paralelo à feira e exposição, aconteceu também a VII Assembleia Geral da Origin e a Conferência Internacional de Indicações Geográficas, com uma rica programação que incentivou o estabelecimento de políticas de desenvolvimento voltadas para o fortalecimento dessa importante ferramenta chamada de Indicação Geográfica.

A participação no evento propiciou também a integração entre as regiões reconhecidas como Indicação Geográfica no Brasil. Atualmente são 44 IGs reconhecidas, dos mais diversos produtos. Como exemplo podemos citar o Vale dos Vinhedos, única Denominação de Origem de Vinhos no Brasil, o Queijo da Canastra, a Cachaça de Paraty, o Café do Cerrado Mineiro, os Doces de Pelotas, dentre outros. O catálogo completo das IGs brasileiras pode ser acessado no site do Sebrae, neste link: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/efd536dd061f2a77843198d35a69265d/$File/5186.pdf

Sobre o evento
Por tratar-se de um tema relativamente novo em nosso país, torna-se fundamental a realização de certames com o objetivo de divulgar as potencialidades de todas as regiões brasileira que possam vir a se constituir em IGs, bem como a troca de experiência internacional nos processos de registros de IGs. Este foi o objetivo da realização do evento no Brasil: apresentar a grandeza e beneficio dessa grande ferramenta de desenvolvimento sócio econômico, e desta forma incentivar o estabelecimento de políticas de desenvolvimento voltadas para o fortalecimento dessa importante ferramenta chamada de Indicação Geográfica.



Voltar