Notícias
04.12.15 Aberta temporada de Natal no Vale dos Vinhedos


Passeio noturno de trem, ceias de Natal e Réveillon, piqueniques, happy hours, pacotes especiais de hospedagem, cursos de degustação e iluminação natalina estão entre as atrações do Vale dos Vinhedos para este final de ano

O Vale dos Vinhedos é atração o ano inteiro, mas é no Natal que o roteiro enoturístico mais charmoso do Brasil se ilumina para receber milhares de visitantes, que buscam opções diferenciadas para celebrar, em família ou com os amigos, a data religiosa mais importante do ano. São atrações que podem ser vivenciadas de dia ou de noite, com opções para todos os gostos e idades, longe do agito das grandes cidades. A programação de final de ano, com destaque para o Natal e Réveillon, se fortalece com o apelo da colheita da uva, que começa em dezembro e segue até abril. A promoção é da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).

O presidente da Aprovale, Márcio Brandelli, destaca a importância de os associados incrementarem seus atrativos para surpreender os visitantes, fazendo-os retornar e viver novas experiências. “O enoturismo é sempre uma descoberta, mas precisamos inovar, criar novas opções para oxigenar o roteiro o ano todo. Nossa expectativa é que com esta programação o movimento do Vale seja constante no período”, destaca.

A agenda deu início em novembro com o ‘Natal sobre os trilhos’, um passeio noturno de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, que segue em dezembro, numa ação da Giordani Turismo. A viagem é recheada de experiências especiais nos vagões e nas estações, encerrando com show pirotécnico. A programação deste ano ganhou ainda mais eventos especiais como o 1º Pedalando por Aeee, passeio ciclístico entre vinhedos com degustação de produtos do Vale e paradas para alimentação e hidratação.

Os visitantes que percorrerem o Vale dos Vinhedos serão surpreendidos por capelas e empreendimentos iluminados. O Natal no roteiro também será celebrado com diversas apresentações de corais. Uma delas será o Natal Encanto do Vale, no dia 17 de dezembro, na Capela Santa Lúcia, com encenação de Natal e cantos.

O dia 24 de dezembro será movimentado no Vale dos Vinhedos. É quando o Papai Noel estará circulando pelo roteiro, da Capela da Glória até a Capela das Neves, distribuindo balas e balões para as crianças que estiverem no percurso. O passeio será de carroça e trator, a partir das 16h. À noite, diversas Ceias Natalinas reunirão centenas de pessoas nos hotéis do roteiro. A Villa Valduga, o Hotel Villa Michelon e o Farina Park Hotel estão com pacotes especiais.

Além de poder celebrar na taça o Natal e Réveillon, com vinhos, espumantes e suco de uva que têm a identidade do Vale dos Vinhedos, os visitantes têm um cardápio de sabores que vai da culinária típica italiana a pratos contemporâneos em restaurantes pitorescos, abraçados pela natureza do Vale dos Vinhedos. Um dos diferenciais do período são os biscottis de amêndoas e frutas, com edição limitada para o período. Os segredos da elaboração desses biscottis serão compartilhados com crianças no dia 29 de dezembro com o Natal da Biscotteria dei Bambini, um momento de muita diversão e sabor.

O lendário piquenique é uma das atrações que vem ganhando muitos adeptos do enoturismo. Estender a toalha e provar das delícias de uma cesta com produtos da região, vinho, espumante ou suco de uva têm sido a escolha de famílias, amigos e namorados. Este ano, além do ‘Piquenique nos Vinhedos’, na Vinhos Larentis, o ‘Piquenique no Leopoldina Jardim’ é uma novidade, além do ‘Verão no Vale dos Vinhedos – Jardim Leopoldina’ com o diferencial do gelatto e cervejas artesanais.

Minicursos de degustação na Vinícola Miolo estão entre as atrações durante todo período de Natal e Vindima, com duração de 2 horas. Para quem deseja ampliar conhecimentos em torno do mundo do vinho, a vinícola oferece, ainda, curso de degustação de um dia. Nos finais de semana e feriados, as opções no local se multiplicam com o Wine Garden, o jardim do vinho e céu aberto da Miolo.

E para quem busca uma degustação mais profunda a Pizzato Vinhas e Vinhos estará realizando degustação vertical de vinhos e espumantes para grupos de, no máximo, 12 pessoas, durante todo período de Natal e Vindima. Já a Boutique Lídio Carraro conduzirá, durante toda programação, degustações de chocolates e vinhos, além de um jantar harmonizado no dia 19 de dezembro, na Osteria Della Colombina. E quem parar para degustar vinhos e espumantes na loja de vinhos Saka Rolha e apreciar a paisagem do Vale dos Vinhedos, também poderá saborear as tábuas de frios.

A programação contempla, ainda, atrativos dirigidos à comunidade e que podem ser acompanhados pelos turistas como a ‘E da Notte dei Re Maggi’ (Noite de Epifania), quando os Reis Magos, no dia 6 de janeiro, visitam as famílias e capitéis, acompanhados pelo Coral dos Vinhedos com seus tradicionais cantos em italiano. Mas as opções não se esgotam aqui, completando-se com visitas guiadas, almoços e jantares diferenciados e paradas obrigatórias em paisagens de tirar o fôlego.

Confira a programação completa no link: www.valedosvinhedos.com.br/diaenoite



Voltar