Notícias
09.12.15 Vale dos Vinhedos busca se tornar Zona Franca de Vinhos do Brasil


Com qualidade na produção de vinhos e espumantes reconhecida mundialmente, o Vale dos Vinhedos, que está entre os dez principais destinos enoturísticos do mundo, busca, agora, tornar-se Zona Franca de Vinhos do Brasil.

A conquista irá fomentar o desenvolvimento da região, tendo em vista a maior promoção do local, aliada a possível diminuição da carga tributária que atinge a comercialização dos produtos.
 
Um ofício foi entregue pela diretoria executiva da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) ao prefeito Guilherme Pasin no último dia 3 de dezembro, durante o Fórum Intermunicipal de Planejamento Turístico e Econômico, realizado no Vale dos Vinhedos. O documento solicita a articulação de Pasin junto ao Governo Federal.

Pasin, que contará com o apoio da Senadora Ana Amélia Lemos (PP) nas articulações, afirma que seu governo irá trabalhar para concretização do projeto. “Bento Gonçalves é a Capital Nacional do Vinho. A condição de zona franca reforçará ainda mais nosso potencial, além de contribuir para o aumento nas vendas dos produtos, visto que os tributos sobre eles serão reduzidos.”, destaca. Atualmente, os impostos chegam a 57% do valor da garrafa.

Vale dos Vinhedos
Anualmente, o Vale dos Vinhedos recebe uma média de 320 mil visitantes, com crescimento médio de 15% ao ano. Estando entre os dez principais destinos enoturísticos do mundo, a região foi a primeira do Brasil a conquistar a Denominação de Origem (DO) em vinhos e espumantes. A modalidade é a mais complexa e valiosa de uma Indicação Geográfica (IG) e foi deferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Gilmar Gomes / Acervo Aprovale



Voltar