Notícias
19.04.16 Com o intuito de valorizar e difundir a cultura, Aprovale lança oficialmente o selo Aprovale Cultural


Aprovale Cultural é oficialmente lançada, com exposição de obras que exaltam a cultura indígena

O Vale dos Vinhedos representa o legado histórico e cultural construído a partir da chegada dos primeiros imigrantes italianos em 1875. A rica cultura trazida por eles naquela época criou raízes e foi a base firme para a consolidação de uma comunidade forte e com identidade.

A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos – Aprovale é parte integral desta comunidade e possui entre seus objetivos a proteção e preservação da identidade cultural do Vale dos Vinhedos, promovendo o desenvolvimento sustentável através também da integração entre os associados e a comunidade. Por isso no ano em que completa 21 anos de existência, a entidade coloca em prática efetivamente o selo Aprovale Cultural, que vem para oficializar uma das maiores preocupações da entidade: a valorização para a proteção da cultura e identidade local.

O lançamento oficial da Aprovale Cultural aconteceu na última segunda-feira, dia 18 de abril, na sede da Aprovale. Na oportunidade o presidente da entidade, Márcio Brandelli, junto com sua diretoria executiva, recebeu convidados, entre eles representantes da imprensa, o subprefeito do Vale dos Vinhedos, Volnei Christófoli e o presidente da Associação Comunitária do Vale dos Vinhedos, Lasie Batisti e explanou sobre o projeto e os objetivos da entidade com essa nova iniciativa.

“A Aprovale tem como principal foco a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos e o enoturismo. O vinho, a base de todo este trabalho é, acima de tudo, a cultura do nosso povo. Por isso a Aprovale Cultural é lançada oficialmente para reforçar um trabalho que já vem sendo realizado há muito tempo. Este espaço serve para enaltecer a cultura local, destacando o trabalho de artistas regionais e para ser um ponto de integração entre a comunidade e nossos visitantes”, destaca Márcio Brandelli.

Após o pronunciamento do presidente, ocorreu a abertura oficial da primeira exposição da Aprovale Cultural, denominada “Crianças Kaingangs”, de Lylian Cândido e “Faces da Floresta”, de Vagner Perondi. As obras que exaltam a cultura indígena e a natureza foram apresentadas por Lenise Miorando, da Triângulo da Produção Cultural, parceira da Aprovale nesta iniciativa.

Devido à forte ligação com suas tradições, a Aprovale entende que a exaltação de qualquer cultura é essencial para manter uma comunidade unida. Por isso, o espaço da Aprovale Cultural não será limitado à cultura da Serra Gaúcha e do Vale dos Vinhedos, mas a todas as intervenções culturais que tragam conhecimento aos que visitarem a sede. Através destas ações, será possível proporcionar a todos os interessados um espaço de integração para promover experiências diferentes. Será a continuidade da descentralização da cultura e a promoção para que a arte chegue mais próxima dos moradores, crianças e adolescentes, residentes no campo, zona produtora do vinho e visitantes. O próximo passo desta iniciativa será a criação de uma biblioteca comunitária.

O espaço da Aprovale Cultural está aberto a todos os agentes culturais, oficineiros e artistas que desejarem expor seus trabalhos. Para tanto os interessados devem entrar em contato com a Aprovale para apresentação de seus trabalhos e negociação de datas de exposição.

O espaço terá sua agenda de exposições divulgada na página do Facebook do Vale dos Vinhedos. www.facebook.com/valedosvinhedosoficial



Voltar