Notícias
18.08.16 Pesquisa realizada nas rotas turísticas de Bento Gonçalves traça perfil de visitantes


Pesquisa é de fundamental importância na tomada de decisões e elaboração de ações de desenvolvimento do turismo local

Uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves e a Faculdade Cenecista resultou em uma rica pesquisa referente ao perfil do turista que visita Bento Gonçalves e suas rotas turísticas e atrativos. O trabalho desenvolvido levou em consideração a captação de fluxo já realizada pelos Centros de Informações Turísticas do município e foi complementada por entrevistas em locais de grande fluxo, por alunos do curso de Turismo e pelo Instituto de Pesquisa da Faculdade.

Uma demanda de muitos anos do trade local, a pesquisa será a base para o desenvolvimento de ações voltadas ao turismo, e facilitará a tomada de decisões na elaboração de estratégias para captação de clientes.

Ao total, 415 pessoas foram entrevistadas entre os dias 15 de março e 30 de abril de 2016, em pontos estratégicos de grande movimento, inclusive no Vale dos Vinhedos. A pesquisa coletou dados como a motivação das visitas, meio de transporte e meio de hospedagem utilizados, atrativos de interesse e gastos realizados na cidade.

O Vale dos Vinhedos representa 72,29%  como preferência do público para visitas,  seguido pelo passeio de Maria Fumaça, com 60,24%, vinícolas em geral, com 57,11% e Caminhos de Pedra, com 54,46% do total. Casais sem filhos representam 44% do total de visitantes do município, e o lazer é a principal motivação, com 91,81%. 

Um dado interessante, que também nos oferece um feedback sobre a satisfação do público que nos visita, é que 97% dos entrevistados afirmaram ter a intenção de visitar a cidade novamente.

Alguns resultados obtidos pela pesquisa:

Perfil dos visitantes

Casal sem filhos – 44%
Família – 20%
Casal com filhos – 11%
Grupo de amigos – 11%
Individual – 11%
Outros – 2%
Não responderam – 1%

Análise por sexo
Feminino – 51%
Masculino – 47%
Não responderam – 2%

Análise por faixa etária
18 a 30 anos – 111 pessoas
31 a 40 anos – 152 pessoas
41 a 50 anos – 66 pessoas
51 a 60 anos – 64 pessoas
61 anos ou mais – 21 pessoas
Não respondeu – 1 pessoa

Análise por grau de instrução
Ensino Fundamental – 8 pessoas
Ensino Médio – 95 pessoas
Ensino Superior – 219 pessoas
Pós-graduação – 90 pessoas
Não responderam – 3 pessoas

Análise por faixa salarial
Até 3 salários mínimos – 88 pessoas
De 4 a 7 salários mínimos – 175 pessoas
De 8 a 12 salários mínimos – 96 pessoas
13 salários mínimos ou mais – 50 pessoas
Não responderam – 6 pessoas

Análise por origem
Brasil – 96%
Exterior – 3%
Não responderam – 1%

Análise por origem – Exterior
Argentina – 25%
Uruguai – 17%
Austrália – 9%
Colômbia – 9%
Espanha – 8%
México – 8%
Paraguai – 8%
Suíça – 8%
Não especificado – 8%

Análise por origem – Brasil
Rio Grande do Sul – 40,05%
São Paulo – 18,39%
Santa Catarina – 11,59%
Minas Gerais – 6,3%
Paraná – 5,8%
Rio de Janeiro – 22%
Outros Estados – 12,33%

Meio de transporte
Carro – 84,58%
Ônibus – 8,43%
Avião – 5,3%
Outros – 1,2%
Motorhome – 0,24%
Não responderam – 0,24%

Tempo de permanência
Dia sem pernoite – 161 pessoas
Um dia – 65 pessoas
Dois dias – 78 pessoas
Três dias – 56 pessoas
Quatro ou mais dias – 54 pessoas
Não respondeu – 1 pessoa

Motivo da viagem
Lazer – 91,81%
Negócios e trabalho – 5,54%
Eventos – 1,45%
Viagem de estudo – 0,96%
Outros – 0,24%

Forma de hospedagem
Hotel ou pousada – 51%
Em trânsito – 38%
Casa de amigos ou familiares – 6%
Imóvel alugado – 1%
Camping – 1%
Outros – 1%
Não responderam – 1%

Organização da Viagem
Sites de viagens/compras – 29%
Agência de turismo – 10%
Outros – 60%
Não responderam – 1%

Obtenção de informação
Amigos – 48,67%
Redes sociais – 27,71%
Outros sites – 39,52%
TV – 7,23%
Rádio – 2,17%

Análise por Roteiro/Atrativo
Vale dos Vinhedos – 72,29%
Maria Fumaça – 60,24%
Vinícolas – 57,11%
Caminhos de Pedra – 54,46%
Vale das Antas – 20%
Cantinas Históricas – 16,87%
Encantos de Eulália – 8,67%
Outros – 14,22%

Gasto Médio Diário (individual)
Até R$ 300 – 55%
De R$ 300,01 a R$ 600 – 30%
De R$ 600,01 a R$ 900 – 7%
Acima de R$ 900 – 7%
Não responderam – 1%

Pretendem retornar
Sim – 97%
Não – 2%
Não responderam – 1%



Voltar