Notícias
22.08.16 “Faces da Floresta” retorna ao Vale dos Vinhedos


Após o sucesso da exposição realizada no mês de abril, obras de Vagner Perondi retornam ao espaço dedicado à cultura no distrito

O testemunho silencioso da devastação florestal é retratado como arte e forma de protesto pelo artista bento-gonçalvense Vagner Perondi, em sua exposição intitulada “Faces da Floresta”, que retorna ao Vale dos Vinhedos neste mês de agosto.

As 17 obras expostas no espaço Aprovale Cultural representam a floresta morta retornando a vida através de rostos esculpidos que observam o observador. Em um trabalho dedicado, o artista recolhe nós de pinho e faz emergir rostos enigmáticos, por vezes agonizantes, assustados, cujo nascimento é o resultado irônico do findar de um vida, visto que o nó de pinho apenas pode ser extraído de uma árvore morta.

Além da expressão artística, algumas das peças aproximam o observador da estrutura interna da árvore que a originou, sendo uma curiosa forma de conhecimento sobre a sustentação dos galhos. Admirar as obras também é um estimulo a criatividade e a imaginação, quando tentamos interpretar as figuras expressas em cada peça.

A exposição “Faces da Floresta” fica no espaço Aprovale Cultural até o dia 10 de setembro, onde pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta, das 09h às 17h. Finais de semana e feriados, das 09h às 12h30min e das 13h30min às 16h.

O espaço Aprovale Cultural fica localizado junto ao Centro de Atendimento ao Turista do Vale dos Vinhedos – sede Aprovale, no acesso principal ao Vale dos Vinhedos.

Sobre a técnica utilizada por Vagner Perondi
Vagner Perondi desenvolve esculturas utilizando diversas matérias-primas: seixos e blocos de basalto, granito, mármore e madeira. O trabalho escultórico é manual, utilizando técnicas de desbaste e polimento. As faces que compõem a obra, esculpidas cuidadosamente em nó de pinho, aparecem como testemunho da devastação florestal.


SERVIÇO
O que: Exposição “Faces da Floresta”, de Vagner Perondi
Período: Até 11 de setembro
Local: Espaço Aprovale Cultural – Centro de Atendimento ao Turista do Vale dos Vinhedos – sede Aprovale. Acesso principal ao Vale dos Vinhedos.
Ingresso: exposição gratuita
Informações: 54.3451.9601 ou contato@valedosvinhedos.com.br




Voltar