Notícias
24.11.17 Aprovale e Sicredi Serrana inauguram projeto de interpretação patrimonial no Vale dos Vinhedos


Objetivo do projeto é facilitar a circulação de visitantes pela rota de enoturismo

O Vale dos Vinhedos atingiu seu ápice em número de visitantes em 2016. 410 mil turistas visitaram a rota de enoturismo referência na atividade no Brasil e única Denominação de Origem de Vinhos no país. Além dos produtos conceituados e reconhecidos mundialmente por sua tradição e qualidade, o Vale dos Vinhedos oferece aos visitantes provenientes das mais diversas regiões, experiências diferenciadas e inesquecíveis em seus mais de 50 empreendimentos dedicados ao enoturismo.

Proporcionar uma atividade turística qualificada e facilitar a circulação dos visitantes na rota de enoturismo foi o objetivo da Aprovale e Sicredi Serrana no projeto de interpretação patrimonial do Vale dos Vinhedos. A associação destas grandes marcas da Serra Gaúcha realizou o sonho antigo de instalar mapas de referência nos empreendimentos abertos à visitação no Vale dos Vinhedos.

Ao todo foram 57 mapas turísticos com tamanho aproximado de 100cm x 70cm, impressos em acrílico no formato de quadro e afixados nos varejos e recepções de 57 empresas dedicadas a atividade turística na rota. Localizados em locais estratégicos e com um layout padrão, o visitante visualiza facilmente o quadro ao visitar as empresas do Vale dos Vinhedos.

Preocupados também com o meio ambiente e desta forma objetivando a diminuição do consumo do material impresso, cada mapa instalado possui um Qr Code, código que possibilita que o visitante baixe o mapa em seu celular.

Após 3 meses de execução, o projeto foi lançado no final da tarde de quinta-feira, 16, nas dependências da Miolo Wine Group, no Vale dos Vinhedos. Na oportunidade, associados e diretoria da Aprovale, dirigentes do Sicredi Serrana e autoridades regionais puderam presenciar o cerimonial de lançamento do projeto, junto ao varejo da vinícola, onde uma das placas foi instalada.

Segundo o presidente da Aprovale, a associação de grandes marcas como a Aprovale, Sicredi Serrana e Vale dos Vinhedos, possibilita o desenvolvimento de projetos importantes como este: “Sicredi Serrana é uma marca com a qual nos identificamos muito. Assim como o Vale dos Vinhedos, foi originada da cooperação e da união local. Em momentos como o que vivemos hoje em nosso país, projetos como esse possibilitam que o desenvolvimento regional aconteça. Muito nos alegra termos este importante parceiro investindo conosco numa ideia simples, mas que fará a diferença para os mais de 400 mil visitantes que recebemos anualmente. Essa certamente é a semente para outras inúmeras parcerias entre Vale dos Vinhedos e Sicredi Serrana.”, completa.

O Presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, destacou que trabalhar com associações e iniciativas coletivas está totalmente de acordo, com a prática das Cooperativas: “Para nós da Sicredi Serrana, é uma grande alegria participar de projetos como esse, que visam o bem comum, onde todos trabalham pelo desenvolvimento da região. Para nós, esse é um primeiro passo para estarmos cada vez mais próximos dos produtores, visitantes e parceiros do Vale dos Vinhedos, um dos locais de referência da nossa área de atuação”, destaca.

O projeto de interpretação patrimonial do Vale dos Vinhedos foi uma importante parceria entre Aprovale e Sicredi Serrana, realizada no segundo semestre de 2017. Os 57 mapas permanecerão por tempo indeterminado nas recepções e varejos, beneficiando os visitantes do Vale dos Vinhedos.

Receberam o mapa as seguintes empresas: Adega Cavalleri, Casa Valduga, Vinícola Aurora, Famíglia Tasca, Gran Legado, Lídio Carraro Vinicola Boutique, Miolo Wine Group, Peculiare Vinhos Únicos, Pizzato Vinhas e Vinhos, Terragnolo Vinhos Finos, Vallontano Vinhos Nobres, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinhos Titton, Vinícola Almaúnica, Vinícola Calza, Vinícola Cave de Pedra, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Torcello, Farina Park Hotel, Hotel Laghetto Viverone Bento, Hotel Villa Michelon, Pousada Borghetto Sant`Anna, Pousada Ca`Di Valle, Pousada Castello Benvenutti, Pousada Florenza, Hotel & Spa do Vinho, Complexo Engenho do Vale, Giordani Gastronomia, Mamma Gema Trattoria, Pizzaentrevinhos, Restaurante Zandonai, Restaurante Sbornea`s, Risoteria e Café Vallontano, Ristorante Del Filippi, Restaurante Nonna Metilde, Valle Rustico Restaurante, Alitália Posto per Mangiare, Osteria Del Valle, Restaurante Videira 1535, Artesanato do Vale, Artes e Delicias, Atelier Refúgio da Colina, Casa Madeira, Couros do Valleh, Dolcetto do Valle / Zaccaron Alimentos, Giordani Turismo, Itallinni Biscotteria, Leopoldina Jardim, Passeio de Quadricilco da Gasper, Queijaria Valbrenta, Union Distillery, Moinho Graciema, Devorata Trufas Artesanais / Empório La Vigna, Centro de Informações da Pipa Pórtico e Centro de Informações da Aprovale no Vale dos Vinhedos.


Foto principal: Mapas já podem ser consultados em recepções e varejos de 57 empresas do enoturismo no Vale dos Vinhedos. Foto de Daniel de Paris.

Fotos da galeria:
1 - Cerimônia de lançamento do projeto, realizada na Miolo Wine Group, contou com a presença de associados Aprovale, dirigentes do Sicredi e lideranças locais. Foto de Fabio Prina da Silva.
2 - Márcio Brandelli, presidente da Aprovale e Marcos André Balbinot, presidente da Sicredi Serrana, conduziram o brinde de inauguração do projeto. Foto de Fabio Prina da Silva.







Voltar