Notícias
10.06.19 Vale dos Vinhedos participa da Fenavinho


De 13 a 23 de junho, vinhos, espumantes e suco de uva da rota podem ser apreciados junto ao evento de retomada da Festa Nacional do Vinho

Inicia nesta semana a décima sexta edição da Festa Nacional do Vinho - Fenavinho, icônico evento que projetou Bento Gonçalves como capital nacional do vinho e destino de enoturismo nos anos 60. Neste ano de retomada, a festa acontecerá junto da ExpoBento, maior feira multissetorial da América Latina, de 13 à 23 de junho, nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves.

E o Vale dos Vinhedos não poderia ficar de fora deste momento histórico para a Serra Gaúcha. Durante a realização do evento, visitantes poderão desfrutar dos melhores vinhos, espumantes e suco de uva da rota em um espaço junto a Fenavinho. Em uma ação cooperada coordenada pela Aprovale, as vinícolas Dom Cândido, Don Laurindo, Pizzato Vinhas e Vinhos, Peculiare Vinhos Únicos, Almaúnica e a produtora de suco de uva Famiglia Tasca, se reversarão nos 10 dias de evento para oferecer o que o Vale dos Vinhedos tem de melhor: vinho branco, vinhos tintos, espumantes e suco de uva que serão comercializados em garrafa ou taças.

A Fenavinho estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30min. Sábados, das 10h às 22h30min. Domingos e feriados (13/06 e 20/06), das 10h às 22h. Além de vinhos e espumantes, opções gastronômicas e shows acontecerão no espaço Fenavinho, que promete retomar a histórica festa em grande estilo.

A Fenavinho – Festa Nacional do Vinho
A Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) está intimamente ligada à história de Bento Gonçalves. A relação de seus moradores com a festa extrapola o motivo de celebração de uma cultura – a da uva e do vinho – para elevá-la a um contexto identitário no qual uma – a cidade – é indissociável à outra – a Fenavinho.

Os primeiros movimentos para retomar a festa começaram há alguns anos, reunindo agentes privados e públicos. A ideia era que a Fenavinho começasse a ser revivida em 2017, no ano de seu cinquentenário, mas sua realização não foi possível.

As condições necessárias para que isso ocorresse só aconteceram no ano passado, quando o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) liderou um movimento na cidade para resolver passivos financeiros envolvendo a Fenavinho na ordem de R$ 3,5 milhões. Com apoio de entidades representativas do setor e da prefeitura de Bento Gonçalves, o CIC-BG começou a desenhar, de forma colaborativa, como será a 16ª edição da Fenavinho reunindo jovens lideranças.

A forma mais viável de realizar o evento neste ano foi colocá-lo ao lado da ExpoBento – festa e feira, portanto, serão realizadas conjuntamente entre 13 e 23 de junho. O expediente deve ser repetido também em 2020 para que, a partir de 2022, a Fenavinho tenha condições de ser sustentável, fazendo parte regular do calendário de eventos da cidade de forma periódica, a cada dois anos.

Maiores informações sobre o evento podem ser acessadas em http://www.expobento.com.br/fenavinho



Voltar