Notícias
27.09.19 Vencedores dos concursos 10 Star Wines e Melhores Sucos de Uva são revelados pela Wine South America


Dentre os 10 Star Wines, 5 são de vinícolas localizadas no Vale dos Vinhedos, um deles com o selo da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.

Os vencedores da aguardada estreia da premiação 10 Star Wines e os Melhores Sucos de Uva foram apresentados ao público na cerimônia oficial de abertura da segunda edição da Wine South America, maior evento profissional de vinhos da América Latina, que iniciou hoje (25), em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

As 90 amostras de vinhos e os 52 rótulos de suco selecionadas pelas vinícolas expositoras da feira para concorrer ao prêmio foram avaliadas por um super time de experts formados por jornalistas especializados, sommeliers de renome nacional e enólogos. Em degustações às cegas, os jurados chegaram à seleta lista com os 12 rótulos de vinhos, sendo 10 distribuídos nas oito categorias da prova além de duas menções honrosas, e 17 de sucos de uva em três categorias.

A premiação do 10 Star Wines foi idealizada pela Wine South America com curadoria da Revista Prazeres da Mesa e o concurso Melhores Sucos de Uva tem a organização da Embrapa Uva e Vinho “A premiação é uma forma de valorizar os produtores, colocá-los em evidência e premiar o esforço necessário para elaborar grandes produtos”, resume Ricardo Castilho, um dos coordenadores do concurso e diretor editorial da Prazeres da Mesa.

A premiação surpreende por apresentar entre os sete vinhos tranquilos safrados (com a especificação do ano em que foram elaborados no rótulo), três de 2018, considerada a melhor safra da década, e dois já de 2019. O júri também ressaltou a alta qualidade das amostras de espumantes, com destaque para os moscatéis nacionais. Para Marcos Milanez, diretor da Milanez & Milaneze, empresa realizadora da Wine South America, o resultado demonstra a qualidade dos produtos que estarão sendo apresentados pelos expositores.

Dentre os 10 Star Wines, 5 são de vinícolas localizadas no Vale dos Vinhedos, um deles com o selo da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos: Miolo Wine Group, Casa Valduga e Pizzato Vinhas e Vinhos tiveram produtos reconhecidos no concurso.

Confira os vencedores do 10 Star Wines:
Coordenado pelo especialista Marcel Miwa, editor de vinhos da revista Prazeres da Mesa, o 10 Star Wines reuniu um time de experts formado por 11 sommeliers e jornalistas para compor a estreia do disputado painel com os melhores vinhos e espumantes em exposição na 2ª Wine South America. No total, foram degustadas às cegas 90 amostras, em oito categorias. Para chegar aos 10 Star Wines, foi estabelecido um coeficiente que definiu o número de premiados em cada uma delas, de acordo com o número de inscritos. Além das oito categorias principais, foram reconhecidos rótulos em outros dois segmentos: Menção Honrosa – Prêmio Destaque e Best in Show (rótulo com maior nota média geral).

Espumante Brut
Salton Gerações Azir Antonio Salton Nature (Vinícola Salton)
Ponto Nero Cult Brut Rosé (Famigila Valduga / Ponto Nero)

Espumante Doce
Cooperativa Garibaldi Espumante Moscatel (Cooperativa Garibaldi)

Vinho Branco
Zanotto Sauvignon Blanc 2019 (Vinícola Campestre)
Pizzato Legno Chardonnay 2018 Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (Vinícola Pizzato)

Vinho Rosé
Miolo Seleção Rosé Cabernet Sauvignon / Tempranillo 2019 (Vinícola Miolo)

Vinho Tinto Brasileiro
Santa Rita Pinot Noir 2017 (Vinícola Família Lemos de Almeida)
Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2018 (Vinícola Miolo)
Casa Valduga Cabernet Sauvignon Villa Lobos 2012 (Famiglia Valduga / Casa Valduga)

Vinho Tinto Importado – 1 premiado
Bodega Mendoza Vineyards 1907 Malbec 2018 (Bodega Mendoza Vineyards)

Vinho de Sobremesa – Menção Honrosa – Prêmio Destaque
Don Affonso Mistela Distinto (Vinícola Don Affonso)

Best in Show (rótulo com maior nota média geral)
Quinta Don Bonifácio Espumante Moscatel (Quinta Don Bonifácio)

Avaliadores do 10 Star Wines: Prazeres da Mesa: Ricardo Castilho, Marcel Miwa, Alexandre Rodrigues e Alexandre Bronzatto. Blog do Vinho: Roberto Gerosa. Vida Gourmet: André Prado. Sommeliers: Manoel Beato (Grupo Fasano), Juliana Carani (Ristorantino), Daniela Bravin (Sede261), Gabriel Reale (Fleming’s). Enóloga: Paula Guerra Schenato.

Melhores Sucos de Uva
Com coordenação técnica do enólogo Adriano Mazzarolo, o concurso dos Melhores Sucos de Uva da Wine South America reconheceu 17 rótulos com as medalhas de ouro e prata nas categorias Integral Branco, Integral Tinto e Orgânico. As 52 amostras inscritas foram analisadas por 18 avaliadores. Dentre os premiados na categoria Orgânico, Medalha de Ouro para a Cooperativa Vinícola Aurora: Casa de Bento.

Fonte: MCom Ação e Comunicação – Assessoria Wine South America

Foto: Augusto Tomasi



Voltar