Notícias
06.12.19 Spa do Vinho resgata as tradições gaúchas no Encontro da Cúpula do Mercosul


Vinhos elaborados no Rio Grande do Sul e cardápios regionais são destaque no encontro

A regionalidade gaúcha permeia o encontro da 55ª Cúpula do Mercosul, que ocorre desde ontem, 5, e segue até hoje, 6, no Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, em Bento Gonçalves. A vitivinicultura do Vale dos Vinhedos tem seus vinhos e espumantes em evidência para os encontros do presidente Jair Bolsonaro. Conforme sugestão do Spa do Vinho, espumantes de Bento Gonçalves, Garibaldi, Pinto Bandeira, Faria Lemos, Monte Belo do Sul e Flores da Cunha foram os escolhidos para mostrar o potencial da região da Serra Gaúcha na elaboração de grandes vinhos.

Na mesa, pratos típicos como galeto, costela fogo de chão e carreteiro foram os escolhidos para servir os presidentes. No almoço com Bolsonaro, a escolha foi o tinto VE 2008, ícone com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos elaborado pelo  Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola. Os vinhos do Spa do Vinho também são servidos nos coquetéis. O Confraria safra 2017 é um vinho exclusivo, servido especialmente em eventos internos. "O Itamaraty contou com a consultoria do Spa do Vinho para compor os menus harmonizados", destaca a sócia-diretora do Spa do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt.

Um dos pontos altos do eventoi foi o plantio de uma muda de Merlot no Lote 41 do Spa feito por todos os presidentes, nesta quinta-feira, 5. "Esse ato simboliza a preocupação do governo com a vitivinicultura", frisa Deborah. A partir da vinha das mudas, cada vinho elaborado será encaminhado aos presidentes.
 

Setor vitivinícola
Por sugestão do Spa do Vinho, representantes do empresariado gaúcho participam da Cúpula em função de interesses comerciais que serão debatidos no encontro. "É uma forma de contribuir e dar visibilidade ao setor", relata.

Deborah também lembra que a escolha do Spa do Vinho para sediar a Cúpula é resultado de esforços de aproximação capitaneados pelo hotel, em parceria com entidades locais do setor, que entendem a necessidade do desenvolvimento de regiões produtoras de vinho. "O Movimento da Zona Franca do Vinho nos deu projeção nacional e ajudou a trazer esse evento para cá, assim como o movimento pela ciclovia. São esforços para a aproximação do governo e nos têm rendido frutos", explica Deborah, observando que essa e a primeira vez que o evento ocorre fora de Brasília. Frisa ainda o apoio do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, que disponibilizou toda a infraestrutura da cidade.

Dentre as lideranças locais, esteve presente no evento Jones Fontanive Valduga, presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos - Aprovale, entidade gestora da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, que teve destaque na recepção dos presidentes, por intermédio de Déborah, ex vice-presidente e diretora de infraestrutura da mesma entidade.

Segurança e infraestrutura
Hoje o hotel está em fase final de revitalização. Todas as áreas sociais foram revitalizadas, houve ampliação do número de restaurantes, assim como incremento do Spa. Além disso, o staff do hotel de 120 funcionários foi duplicado e a segurança deverá chega a 3 mil integrantes de diversas forças da segurança, sendo 1,4 mil do Exército.


ESPUMANTES E VINHOS SERVIDOS
Cave de Pedra Brut D.O.
Don Laurindo Brut Rosé
Aurora Pinto Bandeira Extra Brut 24 meses
Casa Venturini Vivere Brut
Chandon Excellence Cuvee Prestige
Estrelas do Brasil Prosecco
Milantino Extra Brut

Fonte: .DOC Assessoria de Comunicação
Foto do plantio das vinhas: Emanuele Nicola / Prefeitura de Bento Gonçalves
Fotos da chegada de Bolsonaro ao Vale dos Vinhedos: Marcelo Fotografia / Rádio Difusora



Voltar

Warning: Unknown: open(C:\Windows\Temp\sess_4b7643d95d90929351c1f48ff1999831, O_RDWR) failed: Invalid argument (22) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (C:\Windows\Temp) in Unknown on line 0