imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Ano da Aprovale encerra com avaliação de vinhos da Denominação de Origem e Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos

O ano de 2021 encerra em grande estilo para a Aprovale: com a avaliação dos vinhos da Denominação de Origem e da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos. Devido a quantidade de amostras – 34 ao todo - as degustações foram realizadas em dois dias: 15 e 16 de dezembro, na sala de degustações da Miolo Wine Group.

Enólogos de vinícolas associadas a Aprovale, enólogo representante da ABE e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho avaliaram, às cegas, 9 vinhos brancos e 19 vinhos tintos para a Denominação de Origem, 1 vinho branco e 5 vinhos tintos para a Indicação de Procedência. 


Avaliação de amostras contou com apoio da Miolo Wine Group. 

A D.O.V.V contou com aprovação de 96,4%, enquanto a I.P.V.V. aprovou 100% das amostras degustadas. Vinícolas que tiveram amostras reprovadas nesta primeira degustação, receberão orientações do Conselho Regulador da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, cabendo recurso para uma nova avaliação destes vinhos. 

Os vinhos aprovados receberão o Certificado da Denominação de Origem ou da Indicação de Procedência, com validade de 60 dias. Passado este período, antes de ir ao mercado, passam por uma nova avaliação comprovando que, pós maturação, mantém as tipicidades do Vale dos Vinhedos e as regras do Caderno de Especificações Técnicas. 

Espumantes também podem receber o reconhecimento da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. A avaliação dos espumantes acontece quando o produto estiver finalizado e pronto para ir ao mercado. Foram inscritos 10 espumantes da safra 2021.

Os números de 2021

Denominação de Origem Vale dos Vinhedos

Vinhos

Número de amostras

Em litros

Vinhos Brancos

9

64.270 litros

Vinhos Tintos

19

331.668 litros

TOTAIS

28

395.938 litros

 

Espumantes

Número de amostras

Em litros

Espumante branco

6

137.370 litros

Espumante rosado

4

126.000 litros

TOTAIS

10

263.370

 

Total geral da Denominação de Origem
Vale dos Vinhedos

38 amostras – 659.308 litros

Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos

Vinhos

Número de amostras

Em litros

Vinhos Brancos

1

4.500 litros

Vinhos Tintos

5

35.000 litros

TOTAIS

6

39.500 litros

 


Garrafas da degustação são identificadas com rótulo padrão, cujos códigos apenas são se conhecimento do consultor técnico da Aprovale.

Indicação Geográfica: Indicação de Procedência e Denominação de Origem Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos foi a primeira região brasileira a receber o reconhecimento como Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, no ano de 2002. Passados 10 anos obteve a Denominação de Origem, em 2012. A diferença na prática é que a I.P. possui regramento mais flexível, atende a uma área delimitada maior (81,23 km²) e reconhece vinhos e espumantes elaborados com 21 variedades de uvas. Já a Denominação de Origem possui regras mais específicas, atende a uma área menor (72,45km²) e reconhece vinhos e espumantes elaborados com 9 variedades de uvas. 

A Aprovale, gestora da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, pode operar ambas as modalidades de reconhecimento: Indicação de Procedência e Denominação de Origem.


Processo de coleta de amostras antes da degustação.  

Como funciona o processo de reconhecimento dos vinhos?
Tanto para a I.P.V.V quanto para a D.O.V.V., o processo é o mesmo: o primeiro passo refere-se ao envio do Formulário de Declaração de Safra juntamente com as atualizações das informações cadastrais das vinícolas solicitantes.

Conforme especificado em Regulamento de Uso, as vinícolas devem comprovar através desta documentação a procedência da uva utilizada, que deve ser totalmente da região demarcada.

São colhidas amostras dos vinhos inscritos diretamente nas vinícolas solicitantes: seis garrafas por amostra são coletadas pelo Consultor Técnico da Aprovale, para facilitar as operações dos diferentes laboratórios envolvidos: da Embrapa Uva e Vinho e do Laboratório de Excelência do Estado (LAREN). Estas amostras são armazenadas em garrafas específicas para o processo, identificadas por códigos conhecidos somente pelo consultor que as coletou.

Após a coleta, as amostras são encaminhadas para análise sensorial. Aspectos organolépticos qualitativos e quantitativos serão avaliados por um comitê de degustação qualificado, composto por enólogos indicados por associados da Aprovale, um enólogo da Associação Brasileira de Enologia e técnicos indicados pela Embrapa Uva e Vinho. Aspectos visuais, olfativos, gustativos e tipicidade varietal são avaliados às cegas pelos participantes, que apresentam seu parecer individual. 


Identificação em códigos permite degustação imparcial.

Vinícolas que possuem rótulos com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos
As vinícolas que possuem rótulos com a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos são: Casa Valduga, Miolo Wine Group, Peculiare Vinhos Únicos, Pizzato Vinhas e Vinhos, Terragnolo Vinhos Finos, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinícola Almaúnica, Vinícola Cave de Pedra, Vinícola Dom Cândido, Cooperativa Vinícola Aurora e Dom Eliziário.

Fotos: Naiára Martini para Aprovale

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br