imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Aprovale difunde conceitos de Indicação Geográfica entre profissionais de atendimento do Vale dos Vinhedos

Treinamento voltado à garçons, sommeliers, recepcionistas, cozinheiros e trade turístico, objetiva aproximar profissionais do Vale dos Vinhedos dos conceitos de Indicação de Procedência e Denominação de Origem, qualificando-os para o serviço dos vinhos do Vale dos Vinhedos que possuem este reconhecimento.

Na quinta-feira, em julho, 30 profissionais dos restaurantes Trattoria Mamma Gema, Pizzaentrevinhos, Primo Camilo e Bodega Pizzaentrevinhos receberam a Aprovale para um bate papo sobre vinhos e produtos de origem. A atividade, proporcionada pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, teve como objetivo elucidar dúvidas sobre os conceitos de produtos com Indicação Geográfica e qualificar ainda mais o atendimento nos restaurantes do grupo, já referência pela qualidade de sua carta de vinhos nacionais e serviço.

O encontro contou com palestra do consultor técnico da Aprovale, Jaime Milan, que explicou as diferenças entre Indicação de Procedência e Denominação de Origem, apresentando os motivos pelos quais o Vale dos Vinhedos possui estes reconhecimentos, contextualizando as explicações com exemplos a nível mundial. 

Em duas horas de treinamento, além de tirar dúvidas sobre o tema, conheceram o resultado do trabalho com a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos na taça: degustaram um vinho branco, um vinho tinto e um espumante da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.

Segundo Lucimar Roncaglio, sócio e gerente de restaurantes do grupo, treinamentos deste tipo são fundamentais na manutenção da qualidade no atendimento objetivado pela casa. “Estar fazendo parte com a equipe do Mamma Gema, do PizzaentreVinhos, do Primo Camilo e da Bodega Pizzaentrevinhos de um treinamento inédito e único de nossa região, nos leva a um novo patamar de atendimento, para compartilhar e difundir com nossos clientes e amigos a importância de uma Denominação de Origem, pois todos só tem a ganhar, principalmente a comunidade. Além do mais tenho que compartilhar que o assunto nos dias que se seguiram era apenas sobre a Denominação de Origem, pois essa atividade despertou ainda mais o “querer saber” da nossa região. Certamente é uma sementinha que está sendo plantada agora, para no futuro dar muitos frutos. Nosso muito obrigado a equipe da Aprovale que nos proporcionou uma tarde de conhecimento e experiência.”

Este treinamento foi piloto de projeto de internalização de conceitos da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, e deu início a uma sequência de workshops que serão realizados em restaurantes da rota de enoturismo associados a Aprovale. A ação pretende também alcançar a comunidade Vale dos Vinhedos e interessados no tema, em eventos que serão abertos ao público em breve.

A ação é uma realização da Aprovale, com apoio da rede de cartões ELO e das vinícolas reconhecidas com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos: Vinícola Almaúnica, Casa Valduga, Vinícola Dom Cândido, Vinhos Don Laurindo, Miolo Wine Group, Pizzato, Peculiare Vinhos Únicos, Vinícola Terragnolo, Vinícola Cave de Pedra, Vinhos Larentis, Vinícola Aurora e Dom Eliziário.

A Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos foi a primeira região brasileira reconhecida como Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, no ano de 2002. Em 2012 recebeu o reconhecimento como Denominação de Origem, até o momento único para vinhos no Brasil. Este conceito indica ao consumidor que os vinhos reconhecidos possuem características únicas e exclusivas da região delimitada, além de qualidade garantida pelo Conselho Regulador da IG Vale dos Vinhedos.
Maiores informações sobre a Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos podem ser conhecidas no site https://www.valedosvinhedos.com.br/indicacao-geografica

Gastronomia no Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos conta hoje com 18 restaurantes associados a Aprovale. Com empreendimentos de portes diversos, a gastronomia ofertada transita pela contemporânea e pela tradicional influenciada pela cultura da imigração italiana, variedade que agrada a todos que buscam a perfeita harmonização entre pratos assinados por grandes chefs e nossos vinhos. A gama de restaurantes do Vale dos Vinhedos pode ser conhecida no site: https://www.valedosvinhedos.com.br/enoturismo/gastronomia

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br