imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Aprovale recebe Portaria de Louvor e Agradecimento da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves

A Aprovale – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos recebeu, na noite de ontem, 29, Portaria de Louvor e Agradecimento pelos 25 anos de atuação frente à comunidade de Bento Gonçalves. A solenidade, realizada para um número limitado de pessoas, aconteceu na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.

A entrega da outorga foi realizada pelo presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto, pelo prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira e pelo Secretário de Agricultura, Volnei Christófoli, propositor da homenagem enquanto vereador. Sandro Valduga, presidente da Aprovale, recebeu a portaria representando os dirigentes da associação e seus associados.

Na oportunidade em que recebeu a homenagem, Sandro Valduga relembrou as conquistas do Vale dos Vinhedos, as dificuldades enfrentadas ao longo dos 25 anos, e solicitou aos vereadores presentes atenção especial aos distritos de Bento Gonçalves, para que o crescimento destes seja ordenado, objetivando a qualidade de vida de seus moradores.

“A Aprovale reflete o empreendedorismo do cidadão de Bento Gonçalves. É a base da importante missão de promover produtos e serviços que sabemos, são de qualidade. Cumpre a missão de preservar a identidade de nosso povo e a vocação da nossa terra, e assume diante da comunidade Vale dos Vinhedos, o compromisso de defender a joia que é o nosso distrito. Assim como um grão de uva sozinho não faz vinho, sejamos muitos grãos de uva de uma bela safra, unidos, para construir um grande vinho, um grande trabalho, de muito sucesso.” Complementou Sandro em sua manifestação, agradecendo a outorga recebida.

Sobre a Aprovale
A evolução tecnológica das últimas décadas aplicada ao processo vitivinícola possibilitou a conquista de mercados mais exigentes e o reconhecimento dos vinhos do Vale dos Vinhedos. Assim, a evolução da vitivinicultura da região passou a ser a mais importante meta dos produtores do Vale dos Vinhedos. Para alcançar este objetivo e atender às exigências legais da Indicação Geográfica, em 1995, seis vinícolas se associaram para criar a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale): Miolo Wine Group, Casa Valduga, Vinhos Don Laurindo, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Cordelier e Vinhos 15 da Graciema.

As motivações iniciais para o projeto foram a evolução qualitativa dos vinhos, agregar valor aos produtos, tornar conhecida a região, estimulando o turismo e o crescimento cultural da comunidade, gerar novas fontes de emprego e a fixação do agricultor a sua terra, e a valorização do patrimônio dos agricultores e das empresas.

De 1995 até os dias atuais, inúmeras foram as conquistas obtidas pelo Vale dos Vinhedos. A região foi contemplada com melhor infraestrutura de acesso e sinalização turística padronizada. Atraiu também investidores da área de turismo, os vinhos ganharam renome, conquistaram o mercado interno e crescem em exportação. São inúmeros os prêmios recebidos em concursos internacionais atestando a excelência e fortalecendo a identidade dos vinhos e deste roteiro enoturístico único no mundo.

Hoje a Aprovale conta com 66 empresas associadas, destas, 25 vinícolas que respondem por 17% dos vinhos finos e 12% dos espumantes nacionais e elaboram uma média anual entre 10 a 12 milhões de garrafas. 

Além das vinícolas, a rota abriga hotéis e pousadas, restaurantes, cafés, duas operadoras de turismo, ateliês de arte, artesanato e antiguidades, uma queijaria gourmet, agroindústrias de geleias, doces e biscoitos, memorial do vinho, passeios de aventura e muito mais.

Cabe à Aprovale o controle dos produtos protegidos pela Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos e a gestão desta marca. O Vale dos Vinhedos foi a primeira Indicação Geográfica reconhecida no Brasil e, até hoje, é a única Denominação de Origem para vinhos no Brasil.

Os objetivos estratégicos da Aprovale se constituem em fortalecer a gestão da entidade, consolidar o posicionamento do Vale dos Vinhedos no mercado, fortalecer a cultura da cooperação, intensificar as relações institucionais da associação com a comunidade, poder público e trade turístico local, incentivar a busca contínua pela excelência dos produtos e serviços, e proteger e preservar a paisagem natural e a identidade cultural do Vale dos Vinhedos. 

Futuro da Aprovale e do Vale dos Vinhedos
A visão de futuro planejada pelos associados compreende ter uma entidade fortalecida, com associados integrados e comprometidos com o desenvolvimento coletivo do Vale dos Vinhedos, consolidando-se como destino enoturístico de excelência, economicamente viável e sustentável.

Alguns dos projetos da Aprovale que objetivam alcançar esta visão de futuro: estímulo ao plantio e conversão de vinhedos que atendam ao caderno de especificações técnicas da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (com apoio da prefeitura de Bento Gonçalves), captação de novos associados localizados na área demarcada, apoio à Zona Franca da Uva e do Vinho (projeto iniciado na Aprovale), Ciclovia Vale dos Vinhedos, integração dos planos diretores para proteção da paisagem vitivinícola do Vale dos Vinhedos e padronização da sinalização turística.

 

Fotos: 
Foto início texto: Sandro Valduga - Presidente Aprovale, ladeado por Diogo S. Siqueira - Prefeito de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto - Presidente da Câmara de Vereadores, vereadores, secretários municipais e diretores Aprovale. Créditos: Marlo Lautert - Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.

Foto central: Sandro Valduga - Presidente Aprovale, recebe Portaria de Louvor e Agradecimento das mãos do prefeito Diogo D. Diqueira, Presidente da Câmara Bento Gonçalve, Rafael Pasqualotto e do vereador licenciado, atual Secretário de Agricultura, Volnei Christófoli. Créditos: Marlo Lautert - Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.

Foto de capa: Ronaldo Zorzi - Vice-presidente Aprovale, Marcos Giordani - Diretor de Relações Comunitárias Aprovale, Diogo S. Siqueira - Prefeito de Bento Gonçalves, Sandro Valduga - Presidente Aprovale, Rafael Pasqualotto - Presidente Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves e Volnei Christófoli - Secretário de Agricultura de Bento Gonçalves. Créditos: Marlo Lautert - Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br