Despertar do Vale convida para experiências enogastronômicas neste sábado
Com vinícolas, restaurantes, expositores setoriais e atrações artísticas, festival ocorre no Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos exibe alguns dos atrativos pelos quais é reconhecido e aclamado como destino turístico ideal para quem gosta de viver o turismo de experiências – enogastronomia de qualidade, vinhos mundialmente reconhecidos, emoldurada por encantadoras paisagens naturais, e uma oportunidade diferenciada de desfrutar de momentos de lazer – durante o ‘Despertar do Vale’. A terceira edição do festival ocorre neste sábado (06 de abril), das 10h à meia-noite, no centro histórico do Vale dos Vinhedos, a Capela das Almas, Linha 6 da Leopoldina, em Bento Gonçalves.
Por lá, mais de 30 estabelecimentos – entre vinícolas, restaurante e empreendimentos setoriais – expõem produtos cuja singularidade está no jeito de fazer herdado dos imigrantes italianos. Dispostos em espaços ao ar livre, os estabelecimentos comercializarão uma variedade de vinhos e espumantes – muitos dos quais distinguidos pelo selo Denominação de Origem Vale dos Vinhedos – e pratos que mesclam a culinária típica e a cozinha italiana. Outro destaque são os itens agroindustriais, como queijos e embutidos, cosméticos à base de uva e arte em cerâmica.
“O Despertar é uma oportunidade que valoriza nossos associados e compartilha com o público os valores embutidos nos produtos fabricados por eles, mostrando a excelência que baliza os estabelecimentos inseridos no Vale”, diz o presidente da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos), entidade promotora do festival, Ronaldo Zorzi.
Shows no repertório
O Despertar do Vale também terá atrações culturais e artísticas. Uma das que trazem, de forma divertida, a cultura dos imigrantes à tona será a etapa Vale dos Vinhedos dos Jogos Coloniais promovidos pela 19ª Fenavinho. Inserida na programação, a atração coloca moradores do distrito competindo em provas como arremesso de queijo e corrida de carriola. Os vencedores se classificam para a etapa final, quando os quatro distritos de Bento Gonçalves se enfrentam para definir, em junho, quem será o campeão.
Para embalar essa programação, o Desperta do Vale terá quatro shows, fazendo do evento um grande encontro de confraternização. A dupla Maurício & Roger abre os trabalhos sonoros às 11h30min, trazendo um set acústico. Às 17h, as cantoras Fran Duarte e Tatiéle Bueno celebram a bossa nova. A Trindade Sonora se apresenta a partir das 19h30min, mostrando sons autorais e clássicos do rock e da MPB nacional. Para fechar, o 2 por Litro faz um show às 21h repleto de clássicos do rock internacional.
Destacando dois dos aspectos que são alicerces da cultura italiana predominante na região – a religiosidade e a integração comunitária – a agenda do dia inicia com a celebração de uma missa na Capela das Almas. A programação enogastronômica e cultural é uma grande oportunidade para matar a saudade do Despertar do Vale. A última edição da proposta havia sido em 2018, quando 5 mil pessoas se reuniram para curtir alguns dos especiais prazeres da vida. Em 2024, patrocinam o evento Agência Batuca, Grupo DCA, Jovem Pan e portal Olá Serra Gaúcha, Sicredi, Água da Pedra, Altaia Cabanas, Gás Cainelli e Liquigás, Orquídea, Giordani Turismo, Pizzato Vinhas e Vinhos, Arquiteta Letícia Calza, L&L Rótulos e Gráfica Bento, Nutrire, Basinox e Maison Forestier. O apoio é da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
Serviço
O quê: 3º Despertar do Vale
Quando: dia 6 de abril, das 10h à 0h. Em caso de chuva, será transferido para 13/04.
Onde: Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves (Capela das Almas, Linha 6 da Leopoldina
Quanto: acesso gratuito. A taça oficial do evento custará R$ 15 e será comercializada no local
Programação
10h30min: Missa na Capela das Almas
11h30min: Show Maurício & Roger
13h: Etapa Vale dos Vinhedos dos Jogos Coloniais da Fenavinho
17h: Fran Duarte e Tatiéli Bueno
19h30min: Trindade Sonora
21h: 2 por Litro
Quem participa
Vinícolas
Ales Victoria, Amitié Espumantes e Vinhos, Audace Wine, Bodega Czarnobay, Casa Valduga, Chamon Garbin Vinhos Clássicos, Dom Elizário, Famiglia Tasca Sucos e Geleias, Lídio Carraro Vinícola Boutique, Maison Forestier, Miolo Wine Group, Peculiare Vinhos Únicos, Pizzato Vinhas e Vinhos, Vinhedos Capoani, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinícola Almaúnica, Vinícola Barcarola, Vinícola Cave do Sol, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Santa Bárbara, Vinícola Torcello e Vinícola Videiras Carraro.
Restaurantes
Alitália Posto per Mangiare: nhoque de batata com molho vermelho e semente orgânica, nhoque de batata à bolonhesa e nhoque de farinha de casca de uva ao molho quatro queijos
Giordani Gastronomia Cultural: entrecot com polenta, galeto com polenta, massa com galeto
La Vigna Especialidades Regionais: sanduíche de baguete com lombo defumado, sanduíche de baguete de presunto cru, grostoli e café
Osteria Del Valle: tortélli de moranga com batata doce ao molho de cogumelo porcini e escalopes de filé mignon; e espaguete artesanal feito na hora com ragu de linguiça suína defumada
Pipas Terroir: risotos
Ristorante Di Bartolomeu: pizza napolitana, sabores calabresa, copa e figo e marguerita
Sabrage Jardim: tábua de frios
Setoriais
Azeites Origem Pampa (azeite); Atelier Refúgio da Colina (arte em cerâmica); Casa Madeira (sucos, geleias e antepastos), Devorata Trufas Artesanais (trufa com sorvete); Queijaria Valbrenta (queijos e embutidos); Vinhedos Pharma (cosméticos e acessórios),
-
Vinho coletivo da D.O. Vale dos Vinhedos concorre a melhor vinho tinto em prêmio nacional
-
Vale dos Vinhedos tem sinalização turística renovada
-
Aprovale e Sicredi Serrana celebram parceria em benefício ao enoturismo do Vale dos Vinhedos
-
Aprovale brinda sucesso do Eles na Passarela
-
Vale dos Vinhedos se revela região de descobertas em nova estação