imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Despertar do Vale reúne mais de 30 estabelecimentos para celebrar a enogastronomia do Vale dos Vinhedos

Evento ocorrerá na Linha Leopoldina, na Capela das Almas, durante o dia 6 de abril

O Vale dos Vinhedos está em contagem regressiva para acolher o público naquela que é uma das mais charmosas agendas enogastrônomicas do local. A terceira edição do Despertar do Vale traz, em sua essência, a oportunidade de experimentar os motivos pelos quais o maior destino enoturístico do Brasil é reconhecido, reunindo mais de 30 estabelecimentos no dia 6 de abril. 
Instalados em tendas ao ar livre, vinícolas, restaurantes e negócios setoriais mostram, num único lugar, um panorama do que o Vale dos Vinhedos produz e oferece. E que lugar. O evento ocorre no centro histórico da Linha Leopoldina, emoldurado pela icônica Capela das Almas, primeira igreja a ser construída no Vale pelos imigrantes italianos, em 1880 – construção atual, em substituição à antiga, é de 1928.

Nesse ambiente cheio de histórias, os visitantes poderão curtir o clima do lugar, degustando a celebrada enogastronomia da região oferecida por 19 vinícolas e seis restaurantes durante todo o dia. Das 10h à meia-noite, estarão à disposição vinhos e espumante singulares, muitos deles chancelados pela Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, e pratos que vão da cozinha regional à italiana. Entre as opções, pizzas napolitanas, nhoque, galeto com polenta, risotos e tábuas de frios. Outros produtos também estarão sendo comercializados. Para quem não dispensa uma sobremesa, haverá trufas artesanais com sorvete. Na lista, estão também saborosos itens agroindustriais, especialidades regionais, queijos, embutidos, cosméticos à base de uva e arte em cerâmica.

Realizado pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), o Despertar do Vale celebra o roteiro enoturístico como destino em qualquer época do ano. No caso, a intenção é enriquecer a agenda de atividades na transição do verão, época de vindima, para o outono, quando as videiras trocam a paleta verde das folhas pelo alaranjado. “O Vale dos Vinhedos é um lugar repleto de nuances que podem ser descobertas e apreciadas em diferentes ocasiões. Todas essas formas trazem a cultura da uva e do vinho como elemento da identidade da nossa gente e oportunizam o fortalecimento da entidade e do associado, continuamente revigorando o Vale como o grande polo indutor do enoturismo nacional”, destaca o presidente da Apovale, Ronaldo Zorzi. 

A última edição do Despertar do Vale havia ocorrido em 2018, quando 5 mil pessoas visitaram o evento. São patrocinadores do evento nesta edição Sicredi, Água da Pedra, Altaia Cabanas, Pizzato Vinhas e Vinhos, Giordani Turismo, Gás Cainelli, Orquídea, Nutrire, Basinox, Arquiteta Letícia Calza, Agência Batuca, Grupo DCA, Jovem Pan e portal Olá Serra Gaúcha. O apoio é da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves. 


Serviço
O quê: 3º Despertar do Vale 
Quando: dia 6 de abril, das 10h à 0h. Em caso de chuva, será transferido para 13/04.
Onde: Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (Capela das Almas, Linha Leopoldina)
Quanto: acesso gratuito. A taça oficial do evento custará R$ 15 e será comercializada no local.

 

Fotos: Daniela Radavelli 

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br