imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Giordani Gastronomia Cultural: cultura no nome, na história, nos pratos e na arquitetura

Poderíamos iniciar esse texto falando de comida, pois o local que queremos apresentar é um restaurante. Mas no Giordani Gastronomia a valorização da cultura local vai muito além do que está à disposição no cardápio, e acreditamos que a maioria das pessoas que visitam o local não conhece essa história da casa que abriga o restaurante.

O resgate da história e a reconstrução do prédio teve início no ano de 2005, nas horas vagas de Zelavir Paulo Giordani, fundador do restaurante e patriarca da família. Ele tinha como subsistência o cultivo de frutas, mas como sonho a construção de uma pousada em formato de pipa, o barril de vinho.

A concepção inicial não evoluiu, o projeto mudou, mas Zelavir não abandonou o sonho de ter as pipas em sua construção. Com o objetivo claro de resgatar a cultura local e construir um ambiente peculiar repleto de história sem perder a simplicidade, ele utilizou a madeira de antigas pipas de vinho de uma cooperativa vinícola da região. Com elas fez a parte interna, aberturas e mesas da casa. Foram cerca de 10 barris de vinho de grande porte, desdobrados e plainados para dar origem a construção, que posteriormente foi revestida com madeira de jatobá, afinal as pipas de vinho eram grandes, porém não possuíam as tábuas de 6 metros de altura que a construção exigia.

Acredita-se que sete metros cúbicos de pipas de vinho originaram esta construção. São paredes que guardaram a média de 115 a 130 mil litros de vinho cada, por ano de produção, durante 5 décadas.

Com 400 metros quadrados de área, o prédio conta com um porão de pedra, construído na estrutura da antiga casa da Família Giordani. Este espaço é carinhosamente chamado de Cantina Nono Béppi, pois ainda guarda as pedras originais da primeira construção.

Agora falando de comida, aliás, comida com sabor caseiro, como se você estivesse almoçando realmente na casa do saudoso Nono Béppi.

A especialidade da casa são as massas caseiras e as carnes, oferecidas no sistema de rodízio. E a vontade na mesa são servidos pão caseiro, queijo e salame da colônia, polenta, salada da horta, salada de batata e a sopa de capeleti (que é uma delícia, não cometa o crime de deixar passar!. Possuem cortes especiais de carnes e alguns pratos que são servidos mediante solicitação, mas isso é bem explicadinho pelos atendentes. E ainda tem sobremesa: o tradicional sagu de vinho com creme, o pudim de leite ou a ambrosia. Chá de boldo também, pra dar uma ajudinha depois disso tudo né?!

Dica extra: do lado externo da casa, em um ambiente ao ar livre, você encontra a Bodega Ottone. Por alí servem, de forma descontraída, pratos a la carte e bebidas variadas. Para apreciar a vista e a natureza do Vale dos Vinhedos.

Importante salientar que o restaurante está em atendimento, possui ambiente arejado, e que atende a todos os requisitos de higiene. Além de uma capacidade reduzida, com atendimento super exclusivo sob reserva.

Siga para saber mais:
Instagram.com/giordanigastronomia
contato@giordanigastronomia.com.br
www.giordanigastronomia.com.br
(54) 3453.6884

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br