imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Linha GIOIA, com produtos exclusivos de Indicações Geográficas, é nova marca da Vinícola Aurora

Empresa apresenta vinhos elaborados com Denominação de Origem e Indicação de Procedência com os rótulos Gioia Merlot 2018 D.O Vale dos Vinhedos e espumante Gioia Sur Lie Nature I.P Pinto Bandeira 2016. Os produtos também são os primeiros vinho nobre e sur lie da empresa

Na busca incessante de complementar as melhores opções do mercado de vinhos finos, a Vinícola Aurora lança a linha GIOIA, que na tradução da língua mãe dos fundadores da empresa, o italiano, significa “alegria”. A nova marca apresenta produtos com garrafas numeradas e limitadas, que buscam a expressão máxima do terroir de cada local, elaborados exclusivamente em regiões demarcadas com Indicações Geográficas brasileiras, seja Indicação de Procedência (I.P) ou Denominação de Origem (D.O). 

Para a estreia, que também marca os 90 anos da vinícola, a Aurora elaborou dois produtos inéditos dentro do seu portfólio de mais de 220 itens: o Gioia Merlot 2018 D.O Vale dos Vinhedos, o primeiro vinho nobre da empresa (ou seja, com teor alcoólico de 14,1% a 16%), e o Gioia Sur Lie Nature I.P Pinto Bandeira 2016, o primeiro espumante sem dégorgement da Aurora. 

“Há mais de um ano e meio estamos desenvolvendo este projeto que levará produtos de extrema qualidade ao consumidor. É apenas o início do caminho que a Aurora está explorando e que deve ser ampliado com novos produtos ícones. São rótulos complexos, que carregam estilos diferentes de outras linhas da vinícola, mas que irão agradar todos os públicos”, acredita Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora. 

A inovação da linha GIOIA também é marcada nas embalagens dos dois produtos. Com acabamento impecável, os rótulos são modernos e alegres, trazendo a cor laranja como destaque, e caixa de seis unidades do Gioia Merlot 2018 D.O Vale dos Vinhedos em madeira.

O primeiro vinho nobre da Aurora
Elaborado no Vale dos Vinhedos – única região do Brasil com Denominação de Origem (D.O.) – o Gioia Merlot 2018 D.O Vale dos Vinhedos é um produto com 15% de teor alcoólico e passagem de 12 meses por barrica de carvalho francês. De cor vermelha rubi intensa com traços violáceos, apresenta no olfato alta intensidade aromática, com expressivo caráter varietal da Merlot e excelente harmonia. É marcado pelos aromas de frutas como cereja e notas de carvalho, como caramelo, cacau, café e baunilha. No paladar é estruturado de taninos elegantes e aveludados, com grande volume de boca. 

“A uva Merlot tem se mostrado muito capaz, resultando em excelentes produtos. A Serra Gaúcha tem uma relação muito grande com a variedade e no Vale dos Vinhedos é ainda maior. A Merlot é a uva tinta símbolo da nossa região”, pontua o enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio. 

Pelo ótimo equilíbrio entre o seu aspecto olfativo e gustativo, o Gioia Merlot D.O Vale dos Vinhedos harmoniza com risoto ao funghi, farfalle ao molho de gorgonzola, queijos de massa dura e picanha grelhada. O vinho tem 26 mil garrafas numeradas e será comercializado em todo o país, em lojas especializadas e e-commerce parceiros.      
 
“Existe um crescimento e uma procura por produtos especiais, com Indicação Geográfica. São rótulos que passam pela avaliação de pessoas idôneas, especialistas que certificam produtos de origem e de qualidade, com ética e transparência”, complementa o enólogo. 

Exclusividade com produção de mil garrafas
Com apenas mil unidades, o Gioia Sur Lie Nature I.P Pinto Bandeira 2016 é um espumante em sua forma mais original, sem dégorgement e, consequentemente, sem dosagem pós-dégorgement de licor de expedição. Por não passar por este afinamento, a autólise das leveduras ocorre enquanto a garrafa mantém-se fechada, sendo o grande diferencial deste exemplar. O espumante continua envelhecendo por tempo indeterminado e a decisão de interromper esse processo é única e exclusivamente do consumidor, que decidirá o tempo de maturação da bebida, para apreciá-la conforme sua preferência. 

“A técnica conhecida pelo nome sur lie permite que a bebida permaneça em constante evolução, na presença de leveduras, até a abertura da garrafa, quando o espumante atinge sua plenitude”, explica Zilio. 

O corte perfeito entre Chardonnay (60%), Pinot Noir (30%) e Riesling Itálico (10%) proporcionaram uma bebida única, de coloração amarelo claro, com perlage abundante e turbidez natural pela presença das leveduras. Com maturação mínima de 24 meses, esse espumante possui aromas que remetem à doçura de damascos e à robustez de amêndoas tostadas, com cremosidade bem presente. Toques elegantes de flores como a laranjeira se destacam, acompanhando seu paladar de acidez delicada. Harmoniza bem com ostras gratinadas, moqueca capixaba, ceviche de frutos do mar, carpaccio de polvo, canapés e pratos com carnes brancas.

“A rainha das uvas brancas, a Chardonnay, representa 60% da composição deste sur lie, ao lado das variedades Pinot Noir e Riesling Itálico, formando uma trinca perfeita. As cultivares se adaptaram extremamente bem ao terroir de Pinto Bandeira, que já tem como vocação natural e excelência para elaboração de espumantes”, garante o enólogo-chefe da Vinícola Aurora. Pinto Bandeira, também na Serra Gaúcha, é a segunda região demarcada a conquistar a Indicação de Procedência (IP) no Brasil, com altitude média de 730 metros acima do nível do mar.

O espumante Gioia Sur Lie Nature I.P Pinto Bandeira 2016 está sendo vendido exclusivamente na Vinícola Aurora, na loja da unidade matriz, em Bento Gonçalves (RS), ou através do telefone (54) 3455.2095, com envio para todo o país. 

Fotos: Eduardo Benini para Coop. Vinícola Aurora

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br