imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos retoma atividades presenciais através do projeto Eco dos Vinhedos

O Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos retomou suas atividades presenciais em grande estilo. No dia 27/08, através do projeto Eco dos Vinhedos, recebeu a visita dos estudantes da Escola Municipal Aurélio Frare, de Bento Gonçalves. Turmas do 1°, 2°, 4° e 5° ano, com crianças de 6 à 11 anos, foram divididas em grupos e turnos de forma a realizarem atividades intercaladas, seguindo as medidas de prevenção à Covid-19. Neste primeiro dia de projeto, aproximadamente 80 alunos tiveram contato com a cultura da imigração italiana na sede do Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos.

Os alunos foram recepcionados na Igreja do Vinho, símbolo da família, fé e trabalho, que moldaram a região de imigração italiana. A apresentação das origens, causos e fatos da chegada e primeiros anos nesta terra são informações que enriquecem os jovens e incentivam que estes abracem suas raízes e tradições.

Após ocorreu a visita à sede do Ponto de Cultura, onde conheceram a sala das oficinas, assistiram aos documentários Memórias do Vale dos Vinhedos e Talian – La nostra Vera Lengua Madre. Em outro momento, conheceram a sala de exposições, as ferramentas e objetos dos primórdios da colonização.

As perguntas foram muitas e a curiosidade de cada detalhe ou peça exposta deu alegria ao local. A roleta usada nas festas, a dressa, a palha do trigo, o bigunço, pilão, matraca, rôncola, máscaras de Veneza, entre tantos outros itens que encantaram os jovens através da história que poucos ainda vivem em suas casas.

Na área externa o grupo conheceu e praticou o “Ferro di Cavalo”, o jogo da ferradura, o jogo da mora, das argolas, cabo de guerra, corrida de barricas entre outros jogos tradicionais italianos.

No intervalo das atividades foi apresentado o tradicional Brodo, ou Chá de Sant’Anna, para aquecer e animar os alunos. Um dia muito divertido e que certamente será lembrado pelos alunos com muito carinho.

Segundo Sandro Giordani, coordenador do Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, manter as atividades diante das dificuldades dos últimos anos foi um desafio, mas com muito empenho o trabalho continuará. “Mesmo nas dificuldades e nos momentos incertos desta pandemia, o Vale dos Vinhedos, o Ponto de Cultura, o Circolo Trentino e demais apoiadores seguem com sua vocação de resgatar e preservar um pedaço de nossas raízes. Sempre em frente, mas sem perder de vista nossas origens/história.”

Você também pode conhecer o Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos
Aberto aos sábados das 9h às 12h, recebe grupos mediante agendamento, para melhor organização do local. Na visita é apresentada a história da Capela das Neves, visita à sala de exposições, exibição de vídeos e documentários sobre a história local, além de demonstração e prática de jogos típicos italianos.
Também é possível participar de oficinas do projeto “Eco dos Vinhedos”, patrocinadas pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, realizadas em datas pré-determinadas:
Histórias e Saberes;
Dressa; 
Cantoria Italiana 
Dança típica italiana.

Outras atividades realizadas pelo Ponto de Cultura
Outras oficinas são oferecidas ocasionalmente no local, como é o caso de Conversação em Italiano que iniciará no dia 04/09. 
Sandro Giordani também digitaliza fotos e documentos para ampliação do acervo da imigração. Caso tenha documentos e fotos para o acervo, basta entrar em contato para combinar a digitalização.

No espaço também são organizados e realizados eventos. Já estão programadas atividades para a Semana de Bento, no terceiro domingo de outubro, a MagnaBento, e em 11/12 abertura das atividades da Vindima no Vale dos Vinhedos.

Para agendar a sua visita ou saber mais sobre o Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, entre em contato com Sandro Giordani:
circolotrentinobento@gmail.com

 

Fotos: Acervo Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br