Vale dos Vinhedos disputa Prêmio ABS-RS na categoria Paisagem Vitícola Destaque
Votação é aberta para participação popular, e os vencedores serão conhecidos dia 25 de novembro
Pela quinta vez seguida, o Vale dos Vinhedos está na disputa do Prêmio ABS-RS 2025, na categoria Paisagem Vitícola Destaque. Instituída pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), a premiação reconhece empresas e personalidades que se destacaram ao longo do ano no setor, com os vencedores sendo escolhidos através do voto popular. O período de votação já está aberto e se estenderá até o dia 31 de outubro, por meio do link https://forms.gle/Z4StPEqLqFxrZ8rA8.
Em todas as quatro edições anteriores, o Vale dos Vinhedos se sagrou vencedor. Tido como o principal destino enoturístico do país, o lugar concentra o maior número de vinícolas por km² da América Latina e encanta, anualmente, cerca de 400 mil turistas com suas paisagens cobertas de vinhedos. A rota também oferece diversas experiências que evidenciam a paisagem cultural e a tradição vitivinícola em mais de 100 estabelecimentos, incluindo vinícolas, restaurantes, meios de hospedagem, agroindústrias, lojas, parques e outros atrativos disponíveis durante todo o ano.
Os concorrentes do Prêmio ABS-RS são indicados por especialistas do setor de vinhos e da gastronomia e, além de paisagem vitícola, abarcam as categorias de Vinícola, Serviço em Restaurante, Winebar, Carta de Vinhos, Experiência de Enoturismo, Personalidade do Vinho, Loja de Vinhos e Adega de Supermercado. Estabelecimentos do Vale dos Vinhedos também estão indicados à distinção. O SPA do Vinho concorre na categoria Carta de Vinho e a Vinícola Foppa e Ambrosi e o Grupo Miolo, em Vinícola Destaque. Os vencedores serão conhecidos no dia 25 de novembro, em evento na Fundação Pão dos Pobres, em Porto Alegre, às 19h30min.
Na mesma ocasião, a entidade promoverá mais um Leilão Beneficente, desta vez do Chimas Número 4. Em 2024, o leilão arrecadou R$ 64,5 mil, destinados à Sou de Fazer para a reconstrução da Escola Santo Agostinho. Neste ano, os recursos arrecadados serão destinados à própria Fundação Pão dos Pobres.
Foto: Naiára Martini
