imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Vinícola Dom Eliziário: inspiração portuguesa no Vale dos Vinhedos

A Dom Eliziário é uma pequena elaboradora de vinhos, uma das mais jovens vinícolas a abrir o seu varejo na rota de enoturismo Vale dos Vinhedos. Numa casinha super charmosa com vista para a natureza, é possível agendar uma degustação orientada dos vinhos, aproveitando uma excelente conversa com os proprietários do local.

Diferente da maioria das vinícolas da Serra Gaúcha, a Dom Eliziário inspira-se nas pequenas elaboradoras familiares da região do norte de Portugal, que é a origem da família Chaves, descendentes de Eliziario Chaves, patriarca da família.

A produção desta vinícola está voltada para volumes limitados por casta. Uma das curiosidades desta empresa é que ela possui produtos de safras especiais como Merlot e Cabernet 2005, 2011 e 2012, dentre outras, que foram consideradas as melhores da região. Além disso, possui os clássicos Chardonnay, Brut e Moscatel, e mais recentemente, rótulos reconhecidos pela Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.

Curiosidade: como uma homenagem à fé de Eliziário e de toda sua família por Nossa Senhora das Graças, cujas aparições à Santa Catarina ocorreram entre 1830 e 1832 em Paris, a família decidiu construir uma pequena capela para eternizar um sentimento de gratidão pela devoção e carinho que Eliziário teve. Decidiram chamá-la de Capela dos Vinhedos. Dentre as diversas simbologias existentes dentro da Capela dos Vinhedos, há em destaque num vitral a invocação original em francês pela qual a Santa Mãe de Deus quis ser chamada: “Ô Marie conçue sans péché, priez pour nous qui avons recours à vous”. A capela pode ser visitada, pois fica ao lado do varejo da vinícola, no Vale dos Vinhedos.

Importante salientar que todos os atrativos do Vale dos Vinhedos seguem os requisitos de higiene e combate ao Covid-19. No caso da Dom Eliziário, o agendamento para as degustações deve ser antecipado, para garantia de atendimento.

 

 

Siga para saber mais:
Instagram.com/domeliziario
contato@domeliziario.com.br
www.domeliziario.com.br
(54) 98117.3300

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br