Aprovale homenageia produtores de uva da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos
Na noite de 22 de agosto, representantes da Aprovale e comunidade do Vale dos Vinhedos reuniram-se para falar sobre a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. O encontro objetiva estreitar relações, além de falar sobre o trabalho desenvolvido pela entidade na gestão da Denominação de Origem.
O encontro detalhou das regras necessárias para se ter um vinho com Denominação de Origem e dos reconhecimentos oriundos deste trabalho de qualificação no processo de elaboração e promoção regional. Falou-se também das práticas necessárias nos vinhedos e dentro das vinícolas, além da importância da proteção da paisagem vitivinícola para a sustentabilidade regional.
O presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi, o Diretor do Conselho Regulador da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, Moisés Brandelli, e o Diretor de Relações Comunitárias da Aprovale, Marcos Giordani, receberam os convidados. Além da palestra, os presentes puderam degustar vinhos da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Alguns dos fornecedores de uvas que originam estes vinhos estavam presentes e puderam apreciar em taça a qualidade no processamento das uvas cultivadas, o que rendeu um momento de integração e emoção entre os presentes.
Segundo Ronaldo Zorzi, presidente da Aprovale, o encontro com a comunidade faz parte de uma série de ações que visam oferecer informações sobre o Vale dos Vinhedos e a Denominação de Origem. "Muitas vezes as pessoas estão inseridas e fazem parte da Denominação de Origem, mas pouco entendem este conceito. Este encontro do dia 22 serviu para reconhecer os produtores de uva, afinal, tudo inicia aí. Sempre que falamos de Vale dos Vinhedos, não podemos esquecer que o coração de tudo é a uva. Todas as atividades do Vale são baseadas no cultivo, e sem o viticultor isso não seria possível. Claro que todas as pessoas tem o seu papel e contribuição, mas vejo que o viticultor é o que cuida do produto primordial, que move a engrenagem, e na maioria das vezes este produtor não é visto e lembrado. Então, essa série de encontros vem como uma forma de valorizar e agradecer esse agricultor, que cuida deste produto primordial."
Homenagem aos produtores
Falar da Denominação de Origem é falar das pessoas que a compõem. Os “fatores humanos” citados na lei do INPI para Indicação Geográfica é a comunidade envolvida no processo desde a origem. E a origem do processo de reconhecimento do Vale dos Vinhedos, é a terra e os vinhedos do Vale dos Vinhedos, brilhantemente manuseados pelos agricultores inseridos na área delimitada.
Pensando nisso, a Aprovale surpreendeu os agricultores presentes com a entrega de um troféu em agradecimento pelos serviços prestados à Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Na oportunidade foram homenageados produtores de uva, técnicos responsáveis pela gestão dos vinhedos e a equipe responsável pela gestão interna da DOVV.
Foram homenageados os agricultores Carlos Batistello, André Carraro, João Massola, Nadir Merico, Plínio Pizzato, Luis Gustavo Brancher e Leonir Pawlak. Também foram homenageados os colaboradores da Aprovale, responsáveis pela gestão do processo da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos: Luciana R. Barbieri, Jaime Milan e Naiára Martini.
Para o Diretor do Conselho Regulador da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, Moisés Brandelli, o encontro foi uma noite marcante. "Pude testemunhar a notável presença e participação dos agricultores da região, os produtores de uva da D.O. do Vale dos Vinhedos. Essa expressiva participação demonstra o compromisso e o entusiasmo desses profissionais, que são a essência e o coração desta comunidade única. Esses encontros são de extrema importância, pois reforçam os laços entre os produtores, estabelecendo um espaço valioso para compartilharem suas ideias e experiências com a comunidade. Essa demonstração de cooperação e engajamento reflete a dedicação da Aprovale em promover a disseminação do conhecimento sobre a Indicação Geográfica, e fortalece ainda mais o trabalho realizado nos workshops. O valor dessas iniciativas vai além do aprimoramento das práticas dos produtores; elas contribuem para a valorização da região e sua rica tradição vinícola. Através desses eventos, a Aprovale não apenas compartilha conhecimento, mas também preserva a identidade única do Vale dos Vinhedos."
Workshop da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos
Este encontro realizado com a comunidade Vale dos Vinhedos, faz parte de uma série de palestras promovidas pela Aprovale em parceria com o programa Agentes Locais de Inovação - ALI, do Sebrae. O objetivo é promover os conceitos de Indicação Geográfica e da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos para o público da Serra Gaúcha.
O bate papo sobre o tema é conduzido por Giulia Trucolo Martinelli de Oliveira, Enóloga, Mestranda em Viticultura e Enologia e Agente Local de Inovação do Sebrae, e por Jaime Milan, também Enólogo, Economista, Pós-graduado em Gerenciamento de Qualidade e Consultor Técnico da Aprovale.
Novos encontros como este estão previstos para os próximos meses: com os colaboradores de empresas associadas a Aprovale, com profissionais do setor do vinho e enoturismo, com escolas locais e com o trade turístico regional.
PARA SABER MAIS SOBRE A DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS, ACESSE: https://www.valedosvinhedos.com.br/indicacao-geografica
Produtores e colaboradores homenageados
FOTOS: Maíla Facchini / Quarto Estúdio
-
Vinho coletivo da D.O. Vale dos Vinhedos concorre a melhor vinho tinto em prêmio nacional
-
Vale dos Vinhedos tem sinalização turística renovada
-
Aprovale e Sicredi Serrana celebram parceria em benefício ao enoturismo do Vale dos Vinhedos
-
Aprovale brinda sucesso do Eles na Passarela
-
Vale dos Vinhedos se revela região de descobertas em nova estação