imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Vinho e sua Procedência


O vinho e seus derivados possuem características organolépticas que são a expressão dos fatores naturais e dos fatores humanos que concorrem para a produção da uva e na elaboração e envelhecimento do vinho.


Vinhos de diferentes regiões, elaborados com a mesma tecnologia, apresentam-se distintos, com características próprias. Daí a importância do conceito de Indicação Geográfica, que valoriza as peculiaridades das diferentes regiões de produção e a originalidade dos produtos.


No Brasil, uma Indicação Geográfica pode apresentar duas diferentes classificações para seus produtos: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).


O Vale dos Vinhedos obteve em 2002 o reconhecimento como Indicação Geográfica, podendo conceder aos vinhos que estivessem dentro dos padrões estabelecidos no Caderno de Especificações Técnicas, o selo de Indicação de Procedência (IP). A partir de 2012, com o reconhecimento do Vale como Denominação de Origem (DO), para ostentarem esta classificação, os produtos devem obedecer regras mais específicas em relação ao cultivo da uva e à elaboração do vinho.

  1. Produtos e empresas reconhecidas
  2. Vinícola Almaúnica
    Amaúnica Reserva Merlot.
    Almaúnica Merlot Parte 2.
    Almaúnica Parte 2 Chardonnay Super Premiun.
  3. Casa Valduga
    Casa Valduga Chardonnay Gran Reserva.
  4. Vinícola Dom Cândido
    Dom Cândido Merlot Documento.
  5. Vinhos Don Laurindo
    Don Laurindo Reserva Merlot.
    Don Laurindo Chardonnay.
  6. Miolo Wine Group
    Miolo Lote 43.
    Miolo Merlot Terroir.
    Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet
    Sauvigon.
    Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay.
    Espumante Brut Miolo Millésime.
    Espumante Brut Rosé Miolo Millésime.
  1. PIZZATO Vinhas e Vinhos
    Pizzato Merlot.
    Pizzato CONCENTUS.
    Pizzato DNA99 Single Vineyard Merlot.
    Pizzato Chardonnay.
    Pizzato LEGNO.
    Gran Reserva Chardonnay.
    Pizzato Brut Branco Tradicional.
    Pizzato Brut Rosé Tradicional.
    Pizzato Nature Branco Tradicional.
  2. Peculiare Vinhos Finos
    Peculiare Merlot.
  3. Vinícola Terragnolo
    Terragnolo Merlot.
  4. Vinícola Cave de Pedra
    Cave de Pedra Espumante Brut Branco.
  5. Vinhos Larentis
    Merlot . Parcela 1.1 Vinhedo Santa Lúcia.

Impactos da IG

O reconhecimento do Vale dos Vinhedos como Indicação Geográfica representou um importante avanço para o desenvolvimento econômico regional. Entre os impactos observados na área geográfica de produção podemos citar:
- Traz satisfação ao produtor, que vê seus produtos comercializados com a indicação geográfica que corresponde ao seu local de trabalho, valorizando sua propriedade.
- Estimula investimentos na própria zona de produção – novos plantios e replantios, melhorias tecnológicas no campo e na agroindústria do vinho.
- Aumenta a participação do produtor no ciclo de comercialização dos produtos e estimula a elevação do seu nível técnico.
- Estimula a melhoria qualitativa dos produtos, já que os mesmos são submetidos a controles de produção e de elaboração.
- Contribui para a preservação das características e da tipicidade dos produtos, que se constituem num patrimônio de cada região/país.
- Possibilita incrementar atividades de enoturismo.

- Aumenta o valor agregado dos produtos e/ou gera maior facilidade de colocação no mercado, pois ficam menos sujeitos à concorrência com outros de preço e qualidade inferiores.
- Melhora e torna mais estável a demanda do produto, pois cria uma confiança no consumidor que, sob a etiqueta da indicação geográfica, sabe que vai encontrar qualidade e características regionais.
- Permite ao consumidor identificar perfeitamente o produto dentre outros, inclusive de preços inferiores.
-Do ponto de vista da proteção legal: oportuniza mecanismos legais contra fraudes e usurpações, facilitando a ação contra o uso indevido da indicação geográfica.
Para saber mais sobre Indicações Geográficas de Vinhos Finos do Brasil, acesse o site da Embrapa Uva e Vinho: https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/do-vale-dos-vinhedos

quem somos
a aprovale

A entidade foi fundada em 21 de fevereiro de 1995 e tem como MISSÃO promover o desenvolvimento sustentável do Vale dos Vinhedos através do enoturismo, da integração entre os associados e a comunidade, e para fomentar a busca contínua pela excelência em produtos e serviços.

saiba mais
indicação geográfica
um terroir único

Primeira região do país a obter o reconhecimento como Indicação Geográfica, o Vale dos Vinhedos traz em si caracteristicas únicas de solo, clima e topografia que, somados à cultura local, resultam em uma região ímpar no mundo. Esta singularidade também está presente nos vinhos elaborados aqui.

saiba mais
selo indicação geografica
Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br