imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Vale dos Vinhedos apresenta a singularidade DOVV na ProWine

Região estará no evento pela segunda vez, com maior número de vinícolas do que na edição passada 

A singularidade vitícola que fez do Vale dos Vinhedos a primeira região do país a ser reconhecida como Denominação de Origem para vinhos e espumantes do país poderá ser apreciada, novamente, na Prowine São Paulo. A segunda participação coletiva da localidade, na Serra Gaúcha, chega ampliada para mostrar toda pluralidade do microterroir de cada vinícola.

Neste ano, serão 11 empreendimentos dividindo um espaço coletivo na feira (dois a mais do que na primeira participação, no ano passado), reunido as marcas Ales Victoria, Lídio Carraro Vinícola Boutique, Peculiare Vinhos Únicos, Valhalla Vinhos, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinícola Cave do Sol, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Dom Bernardo, Vinícola Terragnolo e Vinícola Torcello. O Vale também estará representado por estabelecimentos associados com estande próprio, caso da Adega Cavalleri Vinhos Finos, Amitié Vinhos e Espumantes, Casa Valduga, Cooperativa Vinícola Aurora, Miolo Wine Group, Pizzato Vinhas e Vinhos e Vinícola Foppa & Ambrosi.

Além de lançamentos pontuais e produtos icônicos de cada vinícola – veja nesta matéria –, um dos destaques da presença do Vale dos Vinhedos na feira evoca todo o pioneirismo da região para o desenvolvimento da própria vitivinicultura brasileira. Esse prestígio está representado pelo primeiro vinho coletivo com D.O. do país, o varietal Merlot 10 Lotes D.O.V.V. Icônico, o vinho foi lançado no ano passado, através de um projeto liderado pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), homenageando a variedade tinta emblemática da D.O. do Vale.

A proposta começou a ser gestada em 2022, com a entidade reunindo frações dos melhores vinhos com D.O. das 10 vinícolas participantes – Ales Victoria, Almaúnica, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Larentis, Miolo, Peculiare, Pizzato e Terragnolo –, obtidos nas safras 2020, 2021 e 2022.

Amostras de cada uma delas foram reunidas para uma degustação prévia entre os enólogos das vinícolas, surpreendendo os avaliadores. Em 2023, foram coletadas uma barrica de cada um dos vinhos selecionados, cujo corte originou o exemplar que passou a ser comercializado no ano passado. O varietal apresenta coloração vermelho rubi intensa, com tons violáceos, exalando aromas de frutas negras, mentolado e especiarias em geral. Em boca, tem excelente volume, boa persistência e taninos maduros e macios, sendo um vinho elegante e com ótimo potencial de guarda. Recomendado de forma unânime pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos, o vinho possui produção limitada de 3 mil garrafas e venda através da Aprovale pelo WhatsApp (54) 2209.0018 ou pelo site www.valedosvinhedos.com.br/dovv

Foto: Alessandro Manzoni, Exata Comunicação.

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br